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Os motores que são projetados para trabalharem em duas velocidades distintas são chamados de motores DAHLANDER. As velocidades, que estão relacionadas ao número de rotações no motor, são conseguidas com a estruturação dos enrolamentos do estator dele em dois conjuntos, promovendo uma relação de 1:2. Ou seja, em uma forma de ligação o número de polos é duas vezes maior que a outra. Apesar de já se ter um grande avanço tecnológico em razão do uso de variadores de velocidade para motores assíncronos, o uso do motor Dahlander ainda é viável economicamente para as aplicações nas quais se deseja apenas uma mudança discreta das velocidades.
Observe, na Figura 18, o catálogo que contém as especificações elétricas do motor. Perceba que algumas mudanças ocorreram em relação ao catálogo mostrado na Figura 17.
Esse motor se comporta como se ele fosse dois motores em apenas uma carcaça, pois, ao iniciarmos a análise na coluna das potências, percebemos que existe um valor de potência para cada velocidade. Tomemos como exemplo o motor de 0,63 cv e 1 cv. Ao longo das colunas, temos sempre um valor para a velocidade menor e outro valor para a velocidade maior. Assim, temos uma corrente de 3 (A) para o motor ligado na velocidade de 1750 rpm e de 3,8 (A) para o mesmo motor ligado na velocidade de 3485 rpm.
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