Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 04 - Motores elétricos assíncronos ligados à rede trifásica

2.4.1 Categoria de conjugado

Os motores de indução trifásicos com rotor tipo gaiola de esquilo são classificados em categorias de conjugado, em relação à velocidade e à corrente de partida. Essas categorias são associadas para cada tipo de carga e definidas em norma (NBR 7094) da seguinte maneira:

Categoria N: Conjugado de partida normal, corrente de partida normal; baixo escorregamento. Constitui a maioria dos motores encontrados no mercado e presta-se ao acionamento de cargas normais, como bombas, máquinas operatrizes, ventiladores.

Categoria H: Conjugado de partida alto, corrente de partida normal; baixo escorregamento. Usada para cargas que exigem maior conjugado na partida, como peneiras, transportadores, carregadores, cargas de alta inércia, britadores, etc.

Categoria D: Conjugado de partida alta, corrente de partida normal; alto escorregamento (+ de 5%). Usada em prensas excêntricas e máquinas semelhantes, nas quais a carga apresenta picos periódicos. Usada também em elevadores e cargas que necessitam de conjugados de partida muito altos e de corrente de partida limitada.

As curvas dos conjugados para as categorias N, H e D estão plotadas no gráfico do Conjugado X Velocidade apresentado na Figura 09.

Curvas do conjugado X Velocidades das categorias N, H e D

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados