Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 04 - Motores elétricos assíncronos ligados à rede trifásica

3. Identificação das bobinas

Comercialmente, os motores trifásicos são fabricados e vendidos com até 6 bobinas. Como em cada bobina saem dois fios, temos 12 terminais de ligação que são identificados com números correspondentes às fases. Essa numeração obedece ao seguinte padrão:

  • (1;4) (7;10): bobinas da fase R,
  • (2;5) (8;11): bobinas da fase S,
  • (3;6) (9;12): bobinas da fase T.

A escolha de determinado esquema de ligação para um motor, por exemplo, estrela ou triângulo, se faz necessário verificar se a tensão da rede a que o motor será ligado é compatível com o valor constando na placa de identificação desse motor. Normalmente, um motor é fabricado para ser ligado a mais de um nível de tensão, sendo necessário apenas verificar o tipo de ligação indicada na sua plaqueta. A seguir, na Figura 16, temos dois exemplos dessas possíveis ligações para um motor: um exemplo relativo às formas de ligarmos os motores em delta e outro relativo à ligação em estrela:

Esquemas de ligações dos motores trifásicos

Nesse exemplo, observamos uma ligação a ser executada em delta para uma tensão da rede de 220 V. Na outra ligação, em estrela, a tensão a que devemos ligar as bobinas do motor será de 380 V.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados