Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula
São detectores térmicos do tipo bimetálico, cujo exemplo é visto na Figura 13. Possuem contatos de prata normalmente fechados que se abrem quando ocorre determinada elevação de temperatura. Quando a temperatura de atuação do bimetálico baixa, este volta a sua forma original instantaneamente, permitindo o fechamento dos contatos novamente.
Quando solicitado pelo cliente, os termostatos podem ser destinados para sistemas de alarme, de desligamento ou de ambos (alarme e desligamento) de motores elétricos trifásicos.
Esses detectores térmicos são ligados em série com a bobina do contator. Dependendo do grau de segurança e da especificação do cliente, podem ser utilizados três termostatos (um por fase) ou seis termostatos (grupos de dois por fase).
Para operar em alarme e desligamento (dois termostatos por fase), os termostatos de alarme devem ser apropriados para atuação na elevação de temperatura prevista do motor, enquanto que os termostatos de desligamento deverão atuar na temperatura máxima do material isolante.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados