Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 04 - Motores elétricos assíncronos ligados à rede trifásica

Atividade 02

Vamos praticar um pouco?

Calcule o valor do escorregamento para um motor de 4 polos que apresenta uma velocidade nominal de 1710 (rpm).

O motor sem carga acoplada na ponta do eixo, o qual chamamos de motor em vazio, apresenta um escorregamento muito pequeno, uma vez que, no rotor, sua reatância e sua força eletromotriz induzida são muito pequenas, além de a corrente do rotor ser reduzida apenas o suficiente para produzir o torque necessário a vazio.

O fator de potência é extremamente baixo e em atraso, com cosθ < 0,3, pois a corrente que circulará pelo motor é utilizada apenas para a sua magnetização.

Quando uma carga mecânica é aplicada ao rotor, a velocidade decresce um pouco. Essa diminuição na velocidade causa um aumento no escorregamento, na frequência da corrente rotórica, na sua reatância e na sua força eletomotriz induzida.

Glossário

Corrente Rotórica – É a corrente que circula pelas espiras do rotor, oriunda da força eletromotriz induzida.

A frequência da corrente induzida no rotor é igual a frequência da corrente nas bobinas do estator vezes o valor do escorregamento. Ela pode ser calculada por:

$$f_{2}=s*f_{1}$$

Onde:

f1 – Frequência da corrente nas bobinas do estator (Hz);

f2 – Frequência da corrente rotórica (Hz);

s – Escorregamento (decimal).

O aumento da corrente induzida no rotor reflete-se num aumento da corrente primária do estator (componente que produz potência). Assim, uma corrente maior será produzida no estator, com um melhor fator de potência, tendendo a produzir mais potência mecânica e a solicitar mais potência da linha. À plena carga, o motor de indução irá girar a um escorregamento que promove o equilíbrio entre o torque desenvolvido pelo motor e o torque resistente à carga.

Dessa forma, o fator de potência a plena carga varia de 0,8 (em pequenos motores 1 cv) a 0,95 para grandes motores, acima de 150 cv.

Em primeira análise pode parecer que aumentos além da plena carga produzirão melhorias no fator de potência e na corrente de fase do estator. Porém, com o aumento da carga e do escorregamento, a frequência da corrente rotórica continua a aumentar e o aumento da reatância do rotor produz uma diminuição do seu fator de potência. Portanto, com cargas acima da nominal do motor, o fator de potência aproxima-se do máximo e, então, decresce rapidamente.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados