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arrow_back Aula 04 - Motores elétricos assíncronos ligados à rede trifásica

2.2 Velocidade assíncrona

A velocidade nominal em (rpm) é observada com o motor funcionando à potência nominal, sob tensão e frequência nominais. Ela pode ser calculada pela equação a seguir e dependerá do escorregamento e da velocidade síncrona.

$$N=\frac{120*f}{2p}*(1-S)(rpm)$$

Onde:

Ns – Velocidade do síncrona do motor (rpm);

f – Frequência da rede elétrica (Hz);

p – Polos das bobinas (norte e sul);

S – Escorregamento (decimal).

2.3 Escorregamento

Vimos, na fórmula da velocidade assíncrona de um motor, que surgiu uma nova variável: o escorregamento. Mas o que é isso?

Se o motor gira a uma velocidade diferente da velocidade síncrona, ou seja, diferente da velocidade do campo girante, o enrolamento do rotor “corta” as linhas de força magnética do campo estacionário e, de acordo com as leis do eletromagnetismo, circularão no rotor correntes induzidas.

Portanto, à medida que a carga aumenta na ponta do eixo,ocorre uma diminuição da rotação do motor. Assim, quando a carga for zero (motor em vazio), o rotor girará praticamente com a rotação síncrona.

A diferença entre a velocidade do motor “N” e a velocidade síncrona “Ns” chama-se escorregamento “S”, que pode ser expressa em rpm como a diferença entre as velocidades ou como a porcentagem destas e que é calculada pelas equações:

$$S=Ns-N(rpm),$ ou $S=\frac{Ns-N}{Ns}*100(\%),$$

Onde:

N – Velocidade nominal do motor (rpm);

Ns – Velocidade síncrona (rpm);

S – Escorregamento (%).

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