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Pesquise as diversas formas de ligação das bobinas dos motores. Você pode compartilhar nos fóruns da disciplina as suas descobertas!
As características dos motores são apresentadas no catálogo do fabricante indicado nas “Leituras Complementares”. Algumas delas já foram comentadas anteriormente, como: conjugado, potência, velocidade nominal, fator de serviço e rendimento. Agora faremos alusão às demais características que fazem parte desse catálogo, das quais é importante você ter conhecimento. O catálogo com os dados elétricos poderá ser visualizado na Figura 17.
Inicialmente, precisamos destacar o aspecto referente à separação dos motores pelo número de polos. Na parte superior do catálogo veremos a indicação do número de polos e da frequência da rede que o alimentará.
A primeira coluna apresenta os valores das potências em cv e em KW. A seguir temos uma coluna com a numeração da carcaça do motor. Essa numeração associa os dados mecânicos - altura, largura, comprimento, distâncias entre os furos da sapata, entre outros - com as potências dos motores.
A próxima coluna elencada é a da velocidade do eixo do motor, dada em (RPM). A quarta coluna, por sua vez, relaciona os valores das correntes nominais que foram medidas com a máquina alimentada na tensão de fase de 220 V trifásica.
Assim, quando é necessário saber o valor da corrente nominal do motor alimentado na tensão de 380 V, é preciso fazer um ajuste no valor, multiplicando-o por uma constante 0,577. Dessa forma, podemos obter o valor da corrente nominal do motor quando ele estiver alimentado com a tensão de 380 V.
A quinta coluna apresenta os valores da corrente com rotor bloqueado (Ip/In). Esses valores evidenciam a quantidade de vezes que o valor da corrente nominal será aumentado na partida do motor, quando sua velocidade sair de zero e atingir a velocidade nominal. Dessa forma, quando o motor for alimentado, seu eixo iniciará o movimento e, até que ele alcance a velocidade nominal, a corrente alcançará o valor de 68,0 (A).
Agora, avançaremos nossa explanação tratando das colunas com os dados do rendimento, representado pela letra (η) e pelo fator de potência (cosθ). Observando a primeira coluna, a do rendimento, podemos notar que ela se subdivide em outras três colunas com valores definidos de 50, 75 e 100, os quais são percentuais da potência nominal a que o motor esteja submetido.
Sendo assim, para o motor de 5 cv teremos um rendimento de 84% quando ele estiver submetido a uma carga que exija 50 % de sua potência nominal, outro rendimento de 86 para 75% de sua potência e, finalmente, um rendimento de 87,5% para 100% de sua potência. O mesmo raciocínio aplicado ao rendimento deverá ser usado para o fator de potência.
Finalmente, comentaremos a coluna que trata do tempo, em segundos, por meio do qual o rotor do motor poderá ficar bloqueado. Essa coluna apresenta os valores do tempo, quando o motor já estiver aquecido e o seu eixo ficar travado sem girar, em virtude de alguma falha mecânica ou até mesmo de um grande aumento da carga girada pelo motor. Ele poderá suportar o tempo prescrito ali sem que ocorra nenhum dano aos seus enrolamentos.
Calcule o valor da corrente nominal de um motor de 5 cv, apresentado na Figura 17, para quando ele estiver alimentado na tensão de 380 V. Considere que o motor de 5 cv apresenta o valor de (Ip/In) = 9. Sabendo disso, responda: Qual será o valor da corrente na partida desse motor?
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