Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos II / Aula
Permite você escolher uma imagem especial que representa os detalhes de superfície de um objeto. É comum, em alguns softwares de edição 3D, esse atributo ter o nome de Bump Map.
A textura especial utilizada pelo Normal Map normalmente é criada por softwares especializados, cuja avaliação não faz parte do escopo desta aula. Entretanto, é comum no desenvolvimento de um jogo você receber do modelador 3D ou do designer pacotes de texturas já com o Normal Map. O Normal Map é uma textura (imagem) separada da textura base, possui uma cor variando entre azul e rosa e determina as regiões da textura que terão detalhes mais ou menos elevados.
Na Figura 21, você pode ver um exemplo de uma textura de uma placa de metal com parafusos e, à esquerda, o seu Normal Map indicando que esses parafusos são mais elevados.
Repare que, com a textura na qual o Normal Map foi aplicado, você tem uma impressão de os parafusos estarem modelados em 3D, mas na verdade isso é somente uma ilusão, pois, se cada parafuso fosse um objeto 3D, o jogo ficaria muito mais pesado para ser executado.
Na Figura 22, você pode ver uma representação da variação dos reflexos de luz de acordo com a variação de cor do Normal Map (de azul para rosa). Repare que, nas regiões mais rosa, os raios de luz são refletidos para direções diferentes da normal em que a superfície é menos perpendicular.
Na Figura 23, você pode ver a representação das cores referentes a uma textura base de um muro de pedras, ao lado do seu Normal Map, o qual representa as saliências da superfície.
Na Figura 24, você pode observar essa textura do muro de pedras aplicada a um objeto sem o Normal Map e, logo depois, na Figura 25, a mesma textura aplicada com o Normal Map. Na Figura 26, temos o mesmo exemplo da textura aplicada com o Normal Map, porém em um ambiente noturno com uma tocha próxima ao muro, deixando em maior evidência o efeito realista do Normal Map em superfícies.
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