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arrow_back Aula 10 - Materials - Parte 2

Smoothness

Determina o quanto a superfície é rugosa. Um espelho, por exemplo, tem um valor elevado tanto na propriedade Metallic quanto em Smoothness.

O atributo Smoothness pode ser visto na Figura 17.

Figura 17 - Atributo Smoothness.
Atributo Smoothness.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 03 de abril de 2017.

Como observaremos, ele pode ser configurado com valores de 0-1. Na Figura 18 você pode ver uma representação de como os raios de luz são refletidos em superfícies com valores diferentes do Smoothness.

Figura 18 - Reflexos de luz em valores diferentes do Smoothness, de menor para maior.
Reflexos de luz em valores diferentes do Smoothness, de menor para maior.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 03 de abril de 2017.

Na Figura 19, você pode ver o efeito do Smoothness, de menor para maior, aplicado a um Material.

Figura 19 - Efeitos do Smoothness em um Material.
Efeitos do Smoothness em um Material.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 03 de abril de 2017.

O atributo Source do Smoothness determina em qual textura ele retirará sua máscara, ou seja, que regiões da textura receberão mais ou menos o efeito do Smoothness. Pode ser selecionada a opção Metallic Alpha ou a opção Albedo Alpha. Veja a Figura 20.

Figura 20 - Source so Smoothness.
Source so Smoothness.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 03 de abril de 2017.

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