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arrow_back Aula 10 - Materials - Parte 2

Emission

Controla a cor e a intensidade da luz emitida pelo Material. Com esse parâmetro configurado, seu material é autoiluminado, não precisando de nenhuma outra fonte de luz para que seja visto na cena, além de afetar os outros objetos ao redor.

O atributo Emission tem um valor da cor, intensidade e também pode receber uma textura em vez da cor que será utilizada como base para a emissão, ou seja, o Material não só exibe a textura, como também emite raios de luz mais fortes com suas cores. Muito útil se você está, por exemplo, criando uma textura para um monitor de computador que emite luz com mais intensidade do que uma superfície de um objeto não iluminado.

A fim de escolher a cor, você pode simplesmente clicar no ícone de cor do Emission; para escolher a textura, pode clicar no ícone de seleção de textura circular; e para escolher o valor basta preencher o desejado no campo de texto. Veja a Figura 32 com essas propriedades.

Atributo Emission.

Na Figura 33, você pode ver um exemplo de objetos com Materials com Emission configurado para cores sólidas e, na Figura 34, pode ver um exemplo de um Material aplicado a um objeto com Emission de uma textura, sendo nesse caso painéis de um terminal.

Objetos com Materials com Emission de cores sólidas.
Objetos com Materials com Emission de texturas

O valor do atributo Emission pode ir de 0-1 para uma emissão de iluminação normal de nenhuma (0) à máxima (1), mas também pode ser configurado acima do valor 1, emitindo mais luz do que o valor máximo. Isso parece estranho, mas na verdade é a base de uma tecnologia chamada HDR (High Dynamic Range) presente em algumas TVs e monitores modernos. O HDR possibilita a uma imagem ter mais detalhes sobre iluminação do que normalmente é exibido em um monitor tradicional. Com esse valor acima de 1, os monitores HDR são instruídos a criar um efeito mais forte de emissão de luz naquele local do que o máximo base.

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