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arrow_back Aula 10 - Materials - Parte 2

Height Map

O Height Map é bastante similar ao Normal Map, porém mais utilizado para indicar, através de uma imagem especial, onde estão as maiores protuberâncias de uma textura. Imagine uma textura referente a uma fotografia de areia de praia com uma pegada. Nesse caso, o Normal Map seria uma outra imagem detalhando todos os grãos de areia e o Height Map seria uma outra imagem indicando que o local da pegada é mais baixo do que o restante da textura. O Height Map utiliza um algoritmo mais pesado de cálculo e, por isso, precisa ser realizado separadamente do Normal Map, adicionando um grau maior de modificação na superfície. Isso ajuda no realismo da exibição da textura, simulando um aspecto 3D da superfície.

Enquanto o Normal Map simplesmente modifica o reflexo dos raios de luz para dar um efeito 3D à sua textura, o Height Map dá um passo extra e altera a posição dos pixels da imagem, de maneira que você tenha uma impressão 3D maior, podendo até esconder alguns pixels a depender do ângulo em que esteja vendo a imagem. Esconder? Sim! Imagine-se olhando para um muro de pedras bem salientes, em um ângulo quase paralelo ao muro. Certamente, nesse caso, as rochas mais salientes escondem as menos salientes e que estão mais distantes de você. Height Maps são texturas em escala de cinza nas quais as áreas mais brancas são as mais salientes e as mais pretas são as mais profundas.

Na Figura 27, você ver um exemplo de uma textura de um muro de pedras e o seu Height Map à direita.

Textura (à esquerda) com o seu Height Map (à direita).

Veja na Figura 28, essa textura é aplicada a um objeto em uma cena utilizando Materials sem Normal Map, com Normal Map e com Normal Map + Height Map.

Exemplo da aplicação da mesma textura em um objeto utilizando três Materials diferentes: sem Normal Map (à esquerda), com Normal Map (centro) e com Normal Map + Height Map (à direita).

Repare que, na Figura 28, o exemplo da direita (com Normal Map + Height Map) é muito mais realista e as rochas mais protuberantes chegam a esconder partes das rochas menores que estão por trás.

A textura utilizada no Height Map pode, se desejado, também ser utilizada no atributo Occlusion Map, o qual veremos a seguir.

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