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arrow_back Aula 10 - Materials - Parte 2

Parâmetros Avançados do Material

Muitas configurações podem ser feitas em um Material, não somente em sua cor e textura, como já vimos, mas também outras configurações, tais como de luminosidade, de suavização da superfície, das áreas serem mais ou menos suscetíveis a sombras, etc.

No nosso projeto MaterialsTest criamos, até então, dois Materials, um chamado Verde e outro chamado Vermelho. O Material Vermelho é somente uma cor sólida sem configurações extras, e o Material Verde está atualmente configurado com uma textura de grama adicionada na aula passada. Veja na Figura 1 esses dois Materials na janela Project e observe que o Verde tem um ícone mostrando, para ilustrar, a textura de grama aplicada em uma esfera.

Material Verde com textura de grama aplicada no seu ícone.

Agora, veremos a descrição e o funcionamento das propriedades mais importantes do Material. Você pode acompanhar a aula com o Material Verde aberto, aplicando e testando cada uma das configurações abordadas. As propriedades atuais do Material Verde estão expostas na Figura 2 e podem ser acessadas clicando sobre ele e exibindo-as no Inspector.

Propriedades atuais do Material Verde.

Todas as propriedades são importantes e cada uma tem sua função. Nesta aula, veremos as citadas baixo, que dizem respeito às mais relevantes para o aprendizado inicial de desenvolvimentos de jogos 3D.

Propriedades de desenvolvimento de Jogos 3D:

  • Rendering Mode: configurações de transparência.
  • Albedo: cor base e textura.
  • Metallic: refletividade da superfície.
  • Smoothness: rugosidade da superfície.
  • Normal Map: mapa de detalhes de superfície.
  • Height Map: mapa de protuberâncias da superfície.
  • Occlusion Map: mapa de sombras da superfície.
  • Emission: emissão de luz da superfície.

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