Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos II / Aula

arrow_back Aula 10 - Materials - Parte 2

Metallic

Determina a refletividade da superfície do Material. Não é necessariamente utilizado para objetos metálicos, já que várias superfícies podem ter uma refletividade alta e não ser obrigatoriamente um metal.

Veja na Figura 14 a variação dos valores do atributo Metallic em um Material. Repare que, quanto mais ele reflete as imagens que estão ao seu redor, menos reflete a sua própria cor.

Variação da propriedade Metallic em um Material.

O atributo Metallic varia de 0 a 1 e pode ser escolhido arrastando o “slider” ou digitando um novo valor, como exibe a Figura 15. Lembre-se de que, por padrão, ele é 0 para todo Material.

Atributo Metallic com o valor 0.4 digitado.

Além do valor entre 0-1, você pode escolher uma textura especial para determinar quais áreas do Material são mais ou menos Metallicas, fazendo apenas determinadas regiões da textura base receberem esse efeito. Por exemplo, se você está criando um Material para uma mala de viagens, certamente deseja que as partes mais Metallicas da mala tenham um atributo Metallic maior do que as partes de couro ou tecido.

Isso é chamado de Metallic Map e pode ser escolhido clicando no ícone ao lado do atributo Metallic. Sendo assim, você pode criar uma textura especial para determinar que áreas são essas. Veja na Figura 16 um exemplo de uma textura aplicada a um objeto com o Metallic Map configurado.

Metallic Map aplicada a um Material.

Sabendo que criar texturas especiais como essa do Metallic Map é um trabalho mais adequado ao Modelador 3D e ao designer do jogo, nesta disciplina focaremos mais no uso desses assets do que na sua criação. Portanto, se você gosta do assunto relativo à criação de texturas, procure estudar o assunto mais profundamente.


Atividade 01

  1. Crie um novo Material chamado VidroAzul e configure-o para que tenha uma cor base Azul com 50% de transparência.
  2. Quais atributos você utilizou para obter o resultado desejado?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados