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Occlusion Map é uma textura especial em tons de cinza, similar ao Height Map, a qual determina quais regiões da textura do Material receberão mais ou menos luz indireta. Isso cria regiões no seu Material que são naturalmente mais escuras e outras naturalmente mais claras, ajudando o Unity a calcular melhor as sombras e melhorando o realismo da cena.
É normal se utilizar a mesma textura do Height Map para o Occlusion Map, já que ambas as técnicas utilizam normalmente as mesmas informações de protuberância da superfície da textura.
Assim como os outros mapas de textura, o Occlusion Map pode ser configurado se escolhendo uma imagem no atributo Occlusion, como visto na Figura 29.
Veja na Figura 30 um exemplo de um personagem mostrado, primeiramente, com um manto sobre a cabeça sem o Occlusion Map configurado e, em seguida, com Occlusion Map configurado.
Repare que no exemplo com Occlusion Map (à direita), na Figura 30, o personagem tem as regiões de sombra do manto mais escurecidas. É uma mudança sutil, mas que contribui muito para dar realismo à cena.
Na Figura 31, você pode ver a textura de Occlusion Map utilizada no manto do personagem da Figura 30.
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