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arrow_back Aula 10 - Materials - Parte 2

Opaque

Esse é o valor padrão e serve para Materials que serão aplicados a objetos nos quais se espera que sua superfície tenha um aspecto sólido, sem transparência.

A Figura 5 mostra um cubo com o Material Verde (com textura de grama) configurado como Opaque. Observe que é exatamente o mesmo efeito visto até então, opaco e sem transparência. Na cena também foi adicionado, no fundo, um Cylinder Vermelho que estará sempre com o Material padrão. Esse Cylinder está somente com a cor sólida vermelha, a qual foi aplicada para efeitos de comparação.

Material Verde (com texture de grama) aplicado em um cubo com Rendering Mode Opaque.

Cutout

Permite você criar um efeito transparente com transições diretas entre áreas opacas e transparentes. Nesse modo não existe o conceito de “semitransparente”, isto é, ou as áreas da textura são totalmente opacas ou totalmente transparentes. Isso é muito útil quando você está criando uma textura, por exemplo, de uma folha na qual você deseja o contorno determinando que a área interna seja visível e a área externa não. Outro exemplo é uma textura de um tecido perfurado no qual você deseja que as áreas perfuradas sejam totalmente transparentes. Para usar esse modo, você deve escolher uma textura na qual o canal Alpha esteja configurado, ou seja, que tenha informações de quais áreas são transparentes, como essa imagem de uma folha vermelha na Figura 6.

Textura com transparência que pode ser utilizada no modo Cutout.

Repare que na Figura 6 existe uma área quadriculada ao redor da folha. Essa área representa a parte transparente dessa imagem que, quando utilizada em um Material, e você deseje que essa área seja também transparente quando aplicada em um objeto, então o Material deve ter o Rendering Mode configurado em Cutout.

Veja na Figura 7 a mesma cena com o Material Vermelho configurado com essa textura da folha e com o Rendering Mode Cutout.

Material Vermelho com a textura da folha e o Rendering Mode Cutout ativado.

As configurações do Material Vermelho realizadas foram as mudanças da Textura para essa folha (já importada na pasta Textures) e o Rendering Mode para Cutout. Veja a Figura 8.

Configuração do Material Vermelho no modo Cutout e com uma textura com transparência.

Repare que uma nova propriedade aparece na configuração do Material Vermelho quando escolhemos o modo Cutout. Essa configuração é o Alpha Cutoff, o qual pode variar de 0 a 1. Ela é necessária, pois o canal Alpha de transparência de uma imagem não é simplesmente binário dessa forma (transparente ou não), ou seja, ele determina qual o grau de transparência de cada área da imagem.

No modo Cutout isso não é suportado, ou seja, cada pixel da imagem é 100% transparente ou 100% opaco. Então, a configuração Alpha Cutoff determina o nível de tolerância do canal Alpha da textura, convertendo os valores intermediários de transparência para 100% ou 0% transparentes, de acordo com a tolerância escolhida no Alpha Cutoff. Essa tolerância, por padrão, é 0.5, ou seja, tudo o que for mais do que 50% transparente é considerado 100%, e tudo o que for abaixo disso é considerado 100% opaco.

Isso parece uma forma de baixa qualidade de tratarmos a transparência, mas, na verdade, se você puder utilizar esse modo, a grande vantagem é que ele é muito rápido, pois não precisa calcular semitransparências durante o jogo.

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