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arrow_back Aula 15 - Áudio e Compilação do Jogo

2. Adicionando Áudio ao Projeto

2.2 Adicionando os Efeitos Sonoros

2.2.2 Adicionando Som à Bazuca

Com o componente configurado, basta modificarmos o script para tocar o áudio sempre que um novo míssil for gerado. Isso pode ser feito adicionando as linhas em negrito, da Listagem 2. Perceba utilizarmos uma outra maneira para detectar o Audio Source, diferente da variável pública criada para o Player.

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using UnityEngine;
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using System.Collections;
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public class ShooterScript : MonoBehaviour {
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    public GameObject missilePrefab;
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    private float speed = 12f;
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    private Vector3 spawningPos;
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    private bool active = true;
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    private AudioSource shootingAudio;
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    // Use this for initialization
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    void Start () {
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        shootingAudio = GetComponent<AudioSource>();
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        spawningPos = new Vector3(transform.position.x+transform.localScale.x-4.5ftransform.position.z);
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        Spawn ();
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    }
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    void Spawn() {
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        if (active) {
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            GameObject missile = GameObject.Instantiate (missilePrefabas GameObject;
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            missile.transform.position = spawningPos;
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            missile.transform.parent = transform;
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            missile.gameObject.GetComponent<MissileController> ().speed = speed;
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            shootingAudio.Play();
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            Invoke ("Spawn"Random.Range (1f1.5f));
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        }
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    }
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    public void Stop() {
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        BroadcastMessage("StopMissile");
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        active = false;
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    }
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}
Listagem 2 - Código alterado do ShooterScript para adicionar áudio à bazuca.
Fonte: Captura de tela do Unity. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em mar. 2017

Com isso, a bazuca já estará executando o áudio, em uma região delimitada, todas as vezes que gerar um novo míssil. O resultado disso pode ser visto no vídeo a seguir. Note como o gráfico de volume (adicionado no canto inferior esquerdo do vídeo) indica a posição do Audio Listener em relação à fonte de áudio, através de uma linha com o nome Listener, quando estamos com o jogo sendo executado. Perceba que, quando a linha sai do limite de áudio, o som desaparece e, quando ela se aproxima, o volume aumenta!

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Video 02 - Resultado

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