Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula

arrow_back Aula 15 - Áudio e Compilação do Jogo

3. Compilando o Projeto para Distribuição

Para finalizar a nossa disciplina, veremos como é simples compilar um jogo a fim de ele poder ser distribuído como um standalone, ou seja, uma versão que roda independente do Unity, em qualquer máquina na qual haja as configurações necessárias para tal.

E o melhor de tudo! É muito simples!

Lembra de, algumas aulas atrás, quando falamos sobre a mudança de cenas, dizermos que precisaríamos adicionar as cenas trabalhadas ao Build Settings (Ctrl+Shift+B ou File->Build Settings)? Pois é! Precisamos fazer apenas isso para compilar o nosso jogo para Windows e o distribuir a qualquer outra pessoa que também possua uma máquina rodando Windows. Vejamos a Figura 8.

Build Settings de nosso projeto com as cenas adicionadas, como fizemos anteriormente.

A Figura 8 nos mostra o Build Settings já configurado com as cenas de nosso projeto. Com isso, podemos adicionar mais algumas configurações, caso desejemos, através do botão Player Settings, ou até mesmo modificar algo dentre as opções mostradas.

Target Platform indica para qual das plataformas nós compilaremos. O Unity suporta Mac, Windows e Linux! Utilizaremos o Windows, no entanto, uma vez que estamos trabalhando no Windows. Em Architecture, é possível escolher se trabalharemos com 32 ou 64 bits. Utilizaremos 32 bits para facilitar a compatibilidade.

As outras opções servem para ativarmos o Debug de nosso jogo, se quisermos rodar a versão final de nosso projeto em modo de desenvolvimento. Como não é esse o nosso objetivo, uma vez que já testamos tudo em nosso Editor, deixaremos essas opções desmarcadas.

Feito isso, basta clicarmos no botão Build, no canto inferior direito. Isso abrirá uma janela para escolhermos onde queremos salvar o nosso jogo. Vá até a pasta de Documentos, crie uma nova pasta lá, com o nome do seu jogo, e salve o projeto dentro, como ProjetoDMJI.exe. Ao selecionar essa opção, o Unity fará um Build de seu jogo e colocará, nessa pasta, juntamente ao executável gerado do jogo, todos os arquivos necessários para executá-lo.

Ao concluir o processo de build (pode demorar um pouco), o Unity abrirá a nova pasta, contendo, além do jogo em si, uma pasta chamada ProjetoDMJI_Data, a qual contém todos os dados necessários para que o jogo seja executado.

Pronto! Basta dar dois cliques em ProjetoDMJI.exe e o seu jogo estará executando, ao vivo, independentemente do Unity! E assim chegamos ao fim de nossa jornada! Uhuuuul \o/

Conseguimos partir de uma tela vazia, no Unity, e terminar com um jogo completinho, bem divertido e capaz de ser executado em qualquer computador Windows, sem a necessidade de ter sequer o Unity instalado.

Muito massa, não?

Espero que vocês tenham gostado dessa jornada tanto quanto eu e que possam sempre utilizar diversos dos conteúdos aqui apresentados.

Foi uma experiência única! Agora, vão todos para o fórum deixar aquela mensagem de despedida, com as últimas dúvidas que surgirem.

Foi um prazer! Até a próxima!!! \o

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados