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Adicionaremos três efeitos sonoros ao nosso jogo – um ao pulo do personagem, um à bazuca e um ao míssil. Como já dissemos anteriormente, os dois últimos utilizarão os efeitos de som 3D, então, começaremos pelo pulo do personagem por ser o mais simples.
Para adicionarmos um som ao personagem, precisamos, antes de tudo, adicionar a ele um Audio Source e configurar o Audio Clip para ser o áudio de Jump que temos em nossa pasta Audios. Para fazer isso, basta, como já vimos, selecionar o nosso Player Prefab criado anteriormente e, então, clicar no botão Add Component -> Audio -> Audio Source. Isso criará um Audio Source vazio. Para a propriedade Audio Clip, selecionaremos o valor Jump, o qual é o nome do nosso arquivo de áudio que representará o pulo.
Em seguida, ao contrário do realizado para a nossa música de fundo, desmarcaremos a propriedade Play on Awake e a propriedade Loop, indicando que esse som deve ser tocado apenas uma vez, somente quando for solicitado. O resultado final pode ser visto na Figura 6.
Ok. Adicionamos o áudio ao personagem. Mas como faremos esse áudio tocar? É simples! Basta alterar o script para ter uma referência ao nosso Audio Source e, logo após, tocar o Audio Source toda vez que o personagem for executar um pulo. Criaremos uma variável, do tipo AudioSource, de nome jumpAudio para isso e, então, no método FixedUpdate, por meio do qual executamos o pulo, adicionaremos uma ordem para executar também o áudio. O código alterado para o método ficará como visto na Listagem 1.
Listagem 1 - Código atualizado do método FixedUpdate contendo, em negrito, as linhas de execução de áudio.Perceba que, para esse código funcionar, é necessário declarar a variável no início de nosso script, como exemplificado na linha 1. Além disso, é necessário, no Editor, definir que o Audio Source ao qual estamos nos referindo para a nossa variável pública é o Audio Source do próprio Player. Podemos fazer isso clicando e arrastando um componente até o outro!
Após feitas as alterações, o nosso personagem já estará tocando um som ao pular, em conjunto com a música de fundo. O vídeo a seguir demonstra o resultado.
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