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OK, espera um segundo, professor! A internet não tem como ser uma plataforma! Eu preciso ter um hardware visível na minha frente, como acontece com as outras plataformas! Está querendo me enrolar é?
Sim, estou! Calma, vocês vão entender.
Quando eu falo sobre a internet como uma plataforma, eu não estou falando apenas da conexão. Pense em um jogo online que você joga através da própria web: onde ele está rodando? Jogos mais simples rodarão no seu próprio computador, ok. Mas e jogos mais complexos? Eles podem rodar parte no seu computador e parte em um servidor. O servidor é um computador “parrudo”, pelo qual várias pessoas se conectam para adquirir informações. Dessa forma, você não precisa guardar essas informações na sua máquina. Melhor ainda: essas informações podem ser compartilhadas por vários jogadores, sem que eles tenham de sair copiando-as de uma máquina para outra. Como a informação está em uma única máquina e todos se conectam a ela, o controle, a distribuição e a manutenção da consistência dos dados do jogo ficam facilitadas.
Logo, jogos online requerem uma parte de estrutura que não é adquirida pelo jogador, mas pela empresa que dá suporte ao jogo e, por isso, uma seção só para eles! Uma característica dos jogos online é justamente esta: normalmente, o jogo conta com uma grande quantidade de jogadores interagindo simultaneamente. Mesmo que eles não possam interagir um com o outro, estão acessando o mesmo computador para jogar, e isso exige uma capacidade de processamento superior a que um computador normal consegue prover. Os jogos online podem ser criados como mundos persistentes, ou seja, as ações do jogador são mantidas, não apenas para ele, como também para os outros jogadores. Isso implica, ainda, em uma capacidade de armazenamento de informação que pode exceder os limites dos discos convencionais. Logo, esses servidores contam com uma estrutura de múltiplos processadores e memórias, e com um equipamento de armazenamento específico.
Para o jogador, o funcionamento do servidor é transparente: ele acessa o jogo por um dispositivo próprio, qualquer uma das plataformas citadas anteriormente. Essa autenticação normalmente ocorre por uma conta criada dentro do jogo, para garantir a integridade dos dados do jogador. A cada ação significativa do jogador, os dados são sincronizados com o servidor para que a informação possa ser compartilhada e gravada, ou recuperada em um momento posterior.
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