3 - Novas Tendências para Plataformas de Jogos

3.4 - Realidade Aumentada

Essa é a concorrente direta da realidade virtual para o título de tecnologia do futuro, seja para jogos ou para outras aplicações!

E vou repetir a pergunta: vocês sabem o que é realidade aumentada?

Lembra do filme do Homem de Ferro, quando ele começa a mexer no computador dele e aparecem várias telas pelo meio da sala, e ele sai mexendo nelas e moldando os hologramas para criar uma armadura ultrapoderosa? Aquilo é um exemplo de realidade aumentada!

Realidade aumentada corresponde à inclusão de elementos virtuais em nosso espaço real, misturando informações do nosso mundo a informações que existem em sistemas e ambientes virtuais. A ideia é exatamente o contrário da realidade virtual: enquanto esta tenta levar o jogador para um ambiente virtual construído e fazer com que ele se sinta realmente dentro dele, a realidade aumentada acrescenta informações ao nosso mundo real e utiliza-o como um espaço de interação! Mas calma, ainda estamos um pouco longe do Jarvis e do Homem de Ferro!

Um dos primeiros produtos que tentou popularizar esse tipo de tecnologia foi o Google Glass, óculos com capacidade de processamento, que permite ao usuário consultar informações a qualquer momento. Mas a grande promessa da área é o Microsoft Hololens, que promete uma experiência interativa em um nível mais natural e intuitivo para o usuário, havendo, inclusive, a possibilidade de manuseio sem a necessidade de controles especiais, mas através apenas de movimentos manuais.

Com a evolução dos dispositivos, a área de realidade aumentada vai se tornar mais popular e acessível para os usuários.

Já existem alguns jogos que misturam informações dos mundos real e virtual a fim de proporcionar ao jogador experiências diferenciadas. Conhecidos como jogos pervasivos, temos como um dos melhores exemplos o Pokémon Go. Nesse jogo, você deve sair caçando os Pokémons pela sua cidade, usando o seu celular para saber onde eles estão e, então, capturá-los. A ideia é que, ao utilizar informações do mundo real, o jogador possa ter novos desafios, que não estão associados apenas ao mundo virtual: ter de ir a uma localização específica faz com que o jovem sedentário se levante da cadeira, explore sua cidade, faça novas amizades e, eventualmente, capture o seu Charmander. E acredite: esse é um dos primeiros de muitos experimentos que serão realizados na tentativa de se buscar novas formas de cativar jogadores e inovar o mercado de jogos.

Para ser um mestre Pokémon, basta ter um smartphone... e cuidado com o trânsito!

Nossa! Vocês conseguem imaginar como estará o mundo dos jogos daqui a cinco anos? Quais tipos de tecnologias e plataformas existirão? Hoje vamos ficando por aqui, mas com certeza ainda veremos várias revoluções nessa área da tecnologia!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados