2 - Principais Plataformas de Jogos

2.3 - Computadores

Outra plataforma que existe desde os primórdios da indústria de jogos, os computadores foram um dos berços originais dos jogos digitais. Mas é claro, você precisa de computadores para programar os danados! É a minha plataforma favorita, diga-se de passagem!

Um computador que bota qualquer console para correr em termos de performance. Master Race!

Embora sejam sempre usados para desenvolvimento, os computadores nem sempre foram vistos como uma plataforma popular para se jogar. O motivo é simples: assim como era caro comprar um arcade para ter em casa, também era caro comprar um computador! E o espaço então…

Com a evolução dos computadores pessoais, o seu uso para jogos começou a ser mais difundido. O computador sempre teve o aspecto generalista e, ao contrário das outras plataformas, sua utilização não é exclusiva para jogos. Para tanto, ele possui uma arquitetura genérica, que não é necessariamente otimizada para aplicações de alto desempenho como os jogos digitais, embora isso possa ser feito. Porém, as grandes companhias que fabricam peças para computadores sempre trabalham com uma linha de alto desempenho (e preço) muito propícia para montar computadores de alta performance, carinhosamente apelidados como computadores Gamers.

Como uma plataforma, os computadores têm grandes vantagens: devido à sua arquitetura, é possível atualizar as capacidades da máquina trocando apenas algumas peças, em vez de trocar todo o computador. Em tese, isso faria a atualização da plataforma para os jogos mais novos e mais baratos, se essas peças não sofressem do mesmo mal dos consoles (placa de vídeo de 400 dólares chega ao Brasil por 1.500 reais!). Mesmo assim, é mais barato trocar apenas uma peça do que comprar um videogame novo! Outra vantagem já citada é que o computador pode ser usado para vários propósitos: trabalho, estudo, outros tipos de entretenimento, não ficando limitado a ser apenas uma máquina para jogos. A respeito dos controles, você pode tanto usar um controle similar ao de um videogame quanto jogar no combo mouse/teclado. E para alguns jogos, mouse/teclado é uma combinação perfeita (sim, você que joga FPS está concordando avidamente comigo). Jogos de estratégia também são mais populares em computadores devido à facilidade de se utilizar o mouse na seleção de unidades e na execução de ações no jogo, o que é uma tarefa, no mínimo, irritante quando temos apenas um controle (mesmo com o analógico, não é a mesma coisa).

Uma grande desvantagem dessa plataforma é que ela exige um nível de conhecimento técnico que não é necessariamente comum para o usuário normal. O jogador de computador precisa entender quais são as suas configurações de hardware e se elas atendem aos requisitos específicos do jogo, saber se existem todos os programas e plugins necessários para que o jogo rode, conseguir instalar o jogo (o que em alguns casos, principalmente jogos mais antigos, não é trivial) e conseguir instalar novas peças na máquina (de preferência, sem quebrar as outras). Uma desvantagem menor são os títulos exclusivos de consoles, jogos que são lançados apenas para os videogames, sem uma versão para computador. O número de títulos exclusivos tem diminuído significativamente nos últimos anos, inclusive há vários deles recebendo versões com melhorias para utilização em computador, se comparados à versão original.

Infelizmente, não são todos que conseguem mexer ou montar uma máquina dessas. E não estou falando apenas do preço!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados