Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula
O primeiro ponto da aula de hoje é entender o que estamos chamando de plataforma de um jogo.
Claro que não! Esse é um jogo do gênero plataforma. É isto aqui que eu chamo de plataforma de jogos:
Denominamos de plataformas de jogos os ambientes de hardware e software que permitem executar os nossos jogos. As escolhas são variadas e cada plataforma dessas possui características que nos fazem escolher alguma como a nossa favorita, seja pelo conjunto de jogos, as opções de controles, a qualidade gráfica ou a praticidade.
Uma plataforma de jogos pode ser pensada como um ambiente operacional no qual o jogo roda. E, como qualquer computador, ela deve ter:
Lembrou das suas aulas de Arquiteturas de Computadores? Seja um celular ou um videogame, esses elementos estarão presentes em maior ou menor escala. Mas vão estar lá!
Perceba que a escolha da plataforma em que o jogo vai rodar é essencial para definir detalhes de como o jogo será feito. Por exemplo, imagine que você vai fazer um jogo de luta, no melhor estilo Street Fighter. O que aconteceria se você escolhesse como plataforma-alvo dispositivos como celulares e tablets? Jogos de luta são conhecidos pelo seu complexo esquema de controle: para fazer um golpe, você deve rodar três vezes os botões de direção, apertar os botões AXYB 5 vezes, acender uma vela e fazer umas 50 rezas, jogar na loteria, beber um copo de água, e aí o golpe sai. Como você faria isso em um celular? Aí você teria de pensar em pelo menos três opções:
Isso é apenas um exemplo de como as características da plataforma podem alterar o projeto de um jogo. Da mesma forma que a entrada e saída, também a capacidade gráfica da plataforma, sua memória e processador, sua capacidade de armazenamento e vários outros fatores podem impor a necessidade de alteração no jogo produzido. É por isso que existem jogos que são exclusivos para uma plataforma específica!
Tenho uma proposta: vamos passar pelos vários tipos de plataformas existentes e entender as suas características. Dessa forma, perceberemos melhor a motivação por trás da criação delas e por que existem pessoas que preferem umas e não outras. Vamos lá!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados