2 - Principais Plataformas de Jogos

2.4 - Handhelds

Os videogames portáteis, ou handhelds, são videogames que podem ser carregados para qualquer lugar, permitindo que o jogador possa desfrutar dos jogos mesmo quando afastado de sua casa. Eles funcionam com baterias e não precisam estar o tempo todo conectados a uma fonte de energia. Atualmente, eles também possuem a capacidade de conectar com redes wireless, permitindo que jogadores possam jogar um contra o outro de forma online.

Por se tratarem de dispositivos menores, essas plataformas costumam apresentar um potencial de hardware menor que os consoles tradicionais, o que impacta no tipo de jogo que podem executar. Isso não se deve apenas ao tamanho, mas sim à eficiência energética do dispositivo: se colocarmos a mesma placa gráfica de processador que colocamos em um console, a bateria provavelmente não duraria nem um dia! Por isso os componentes de um videogame portátil são todos pensados em termos não apenas de performance, mas também de consumo de energia, para maximizar o tempo que o dispositivo fica ativo para o jogador.

A maior vantagem desse tipo de plataforma é que o jogador pode levá-la para qualquer lugar (menos para a sala na hora da aula, por favor). Assim como os arcades, o esquema de controles é embutido no dispositivo, já que o videogame todo tem, normalmente, o tamanho de um controle dos consoles tradicionais! O cardápio de jogos também costuma ser diferenciado, com títulos que apresentam um padrão de jogo rápido e possível de ser facilmente interrompido e retomado. Pense na raiva quando não dá para salvar e você precisa parar de jogar porque chegou sua vez na fila do banco! No lado da desvantagem, existem as limitações de hardware dos dispositivos, dificultando o nível de qualidade em alguns casos.

O mercado desse tipo de plataforma sempre teve um domínio da Nintendo, a qual começou com o Game Boy e, através de sua franquia Pokémon, estabeleceu uma dominância que perpetua até hoje com o Nintendo DS, atualmente na versão 3DS, que usa o recurso de 3D estrábico para permitir a visualização em 3D sem o uso de óculos. Outras inovações, como o controle Stylus em formato de caneta e o uso de duas telas para apresentação das informações para o jogador, ajudaram a Nintendo a manter sua soberania no mercado de handhelds, seguida pela proposta da Sony, o PS Vita.

Os videogames portáteis são interessantes para quem não tem hora certa para jogar!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados