2 - Principais Plataformas de Jogos

2.5 - Dispositivos Móveis

Professor, os handhelds já não são dispositivos que eu consigo levar para qualquer lugar? Então já falamos de dispositivos móveis!

Picard aprova seu comentário…

Quando falarmos de dispositivos móveis nesta seção, falaremos sobre smartphones e tablets. Inicialmente, esses dispositivos contavam com jogos simples, como o jogo da cobrinha (o melhor jogo de todos os tempos) e vários outros tipos de jogos casuais. Com a evolução dos dispositivos e, principalmente, com as melhoras no hardware e na bateria, novos jogos mais refinados passaram a ser criados, inclusive verdadeiras febres, como Angry Birds, Flap Bird e Candy Crush.

Como uma plataforma, os dispositivos móveis estão para os computadores assim como os handhelds estão para os consoles de videogames. Faz sentido, já que seu smartphone é um computador! E a restrição é a mesma: o uso da bateria é ainda mais importante, pois o celular executa normalmente várias aplicações e é uma ferramenta com importância crescente no nosso dia a dia. Já ficou com o celular descarregado durante um dia ou, pelo menos, algumas horas? A sensação é de desconexão com o mundo, já que estamos acostumados com o feedback imediato e constante que essa ferramenta proporciona.

Os jogos desenvolvidos para esses dispositivos normalmente levam em conta não apenas as restrições tecnológicas, como espaço de armazenamento, capacidade de processamento gráfico e eficiência energética, mas também a interface do dispositivo: ao contrário das outras plataformas apresentadas, o celular não possui um esquema específico de controle para o jogo, sendo esse controle feito normalmente pelos seus dispositivos de entrada: a própria tela do dispositivo.

Os jogos para dispositivos móveis costumam ser do gênero casual, uma vez que o uso do dispositivo para jogo não é uma atividade primária, mas sim uma forma de passar o tempo. Por isso, o ideal é que o jogo seja intuitivo e fácil de aprender, para que o jogador entre logo na ação, e que as partidas sejam curtas, para que o jogador consiga concluir uma fase em poucos segundos ou minutos. Dessa forma, ele consegue ter uma experiência de jogo mesmo dentro de uma janela de tempo limitada. Por esses motivos, essa plataforma é uma das que mais sobe em popularidade, com uma base de usuários que cresce a cada dia: como são jogos fáceis, eles são acessíveis a um novo grupo de jogadores que não tem necessariamente muita experiência com jogos.

Seriam os celulares a plataforma de jogos do futuro?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados