3 - Novas Tendências para Plataformas de Jogos

3.3 - Cloud Gaming

O conceito de Cloud Gaming, ou jogos que rodam na nuvem, é uma evolução natural do jogo online.

Você sabe o que é nuvem, ou cloud computing?

Muito engraçado…. Vou chamar o capitão Picard para bater palmas para você de novo!

Bom, outra explicação rápida: computação na nuvem é quando, em vez de rodarmos uma aplicação na nossa própria máquina, nós rodamos em uma outra máquina, que deve estar conectada via internet. Essa execução ocorre de forma transparente, ou seja, não precisamos necessariamente conhecer a máquina onde rodamos a aplicação. Dessa forma, existe a possibilidade de usarmos aplicações que em tese seriam muito pesadas para a nossa máquina, já que não estaríamos presos aos limites de processamento do nosso próprio equipamento.

Nos jogos online, temos parte do jogo rodando na máquina do jogador e parte em um servidor externo. Mas e se rodássemos todo o jogo no servidor externo e o jogador usasse sua máquina apenas como uma interface de acesso? Dessa forma, não seria necessário que o jogador adquirisse uma supermáquina para jogar: um dispositivo simples e com conexão à internet seria o suficiente. Na verdade, o dispositivo usado seria irrelevante no sentido de performance: um celular, um videogame ou um computador conseguiriam rodar o mesmo jogo, com a mesma qualidade! Sabe por quê? Porque não é o dispositivo que roda o jogo, e sim o servidor! O dispositivo apenas recebe as informações, apresenta ao usuário, recebe os comandos e então repassa para o servidor realizar a atualização do estado do jogo.

Essa área ainda está sendo desenvolvida, tanto nos aspectos de pesquisa como na indústria. Uma das dificuldades é que os jogos precisam rodar em tempo real, então a conexão com a internet deve ser de alto desempenho e com baixa latência, ou seja, com pouco atraso, de forma que o jogo não seja interrompido ou tenha sua performance comprometida. As técnicas em que são utilizados vídeos e sons, como o envio de conteúdo de forma adiantada enquanto a mídia é acessada, não funcionam para os jogos pelo simples fato que não há como saber qual será a próxima ação do jogador! Com certeza é uma área com muitos desafios, mas que já produziu resultados interessantes, como o serviço do Onlive, que proveu jogos na nuvem por um período de tempo, antes de ser comprado pela Sony. E por falar em Sony, fique de olho! Ela já adquiriu duas empresas que trabalhavam com Cloud Gaming (Onlive e Gakai) e já tem um pouco de experiência com jogo em nuvem, permitindo que o jogador jogue seus jogos do PS4 através do PS Vita. Outra empresa que tem investido nessa plataforma é a NVidia (sim, a que faz sua placa de vídeo), por meio de uma plataforma própria de cloud gaming composta por servidores montados com placas gráficas de alto desempenho.

Com o <span class='italico'>cloud gaming</span>, os jogadores não teriam mais de investir altos valores para comprar novas plataformas de jogos, e sim investir em um bom provedor de serviço de jogos para jogar do dispositivo que tiver!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados