Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula
Antes de mais nada: vocês entendem o que é realidade virtual? Explicação curta: quando falamos de realidade virtual, estamos nos referindo a inserir o jogador dentro de um mundo virtual (como um jogo) através de equipamentos que permitam um maior grau de imersão. As bases para essa imersão são:
Ufa! Essa é a versão curta! Se gostaram ou ficaram curiosos, façam uma pesquisa na internet, pois existe muito assunto sobre realidade virtual! Talvez este tema já mereça até um campo de plataforma próprio! Mas os dispositivos de realidade virtual são, na verdade, interfaces de interação que rodam em cima das plataformas vistas nas seções anteriores. Esses dispositivos permitem uma experiência muito mais imersiva dentro do mundo do jogo e abrem novas possibilidades para os designers de jogos pensarem em como o jogador pode interagir com o mundo virtual, uma vez que ele estará inserido nele, e não apenas visualizando-o em uma tela plana.
Com a tendência de preços cada vez mais acessíveis e uma quantidade crescente de jogos compatíveis com as tecnologias de VR (Virtual Reality), teremos cada vez mais jogadores com óculos, luvas, esteiras e outros equipamentos. Mas o potencial da realidade virtual, como vimos em aulas passadas, não se limita apenas a ambientes mais imersivos para os jogos: eles permitem a construção de ambientes e de simulações que potencializam de forma intensa uma experiência de aprendizado e treinamento. Esse é um mercado para se ficar de olho, porque ainda está “verde” e repleto de oportunidades a serem exploradas!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados