Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 05 - Jogos Sérios

2.6 - Artísticos

Essa última categoria engloba aqueles jogos mais transcendentais, que objetiva fazer você pensar sobre a vida ou expressar uma ideia/sentimento mais abstrato. Exemplos típicos são jogos feitos para fazer com que as pessoas pensem sobre dilemas éticos, como conflitos religiosos e étnicos, preconceito e outros temas delicados. Como uma mídia, os jogos possuem uma capacidade de expressão igual ou até mesmo maior do que os filmes, já que o jogador possui um papel muito mais ativo no desenrolar da trama do jogo.

Um exemplo clássico de jogos neste estilo é Pax Warrior, um jogo que coloca o jogador no papel de um representante da ONU que deve tomar decisões difíceis para manter a paz durante o genocídio que ocorreu em Ruanda, em 1994. O jogo expõe o jogador à dura realidade vivida naquela região e o confronta com escolhas que nos levam a refletir sobre a ética e a moral e o quanto é difícil manter a paz em um ambiente disseminado por diferenças culturais que levam a segregação de grupos. Outro exemplo na mesma linha é o PeaceMaker, neste o jogador deve tomar uma série de decisões que levarão a uma situação de paz ou guerra no Oriente Médio. O importante é que esses jogos não se limitam a uma visão do acontecimento, e o jogador normalmente pode experimentar os dois lados do debate e entender quais os pontos de vista que cada lado defende. Um efeito que isso teve nos jogadores foi a quebra de alguns preconceitos: no momento em que eles entendiam as motivações do outro lado, relataram que o diálogo passava a se tornar mais plausível.

No jogo <span class='italico'>Peacemaker</span>, o jogador deve tentar o seu melhor para alcançar a paz em um território dividido por questões étnicas e de crenças religiosas.

O potencial de jogos como expressão artística e ambientes seguros, em que temas mais “pesados” podem ser abordados e debatidos, cresce na medida em que a indústria de produção de jogos se profissionaliza e diversifica os tipos de profissionais que estão envolvidos na sua produção.

Mas vamos parar por aqui! Na próxima aula iremos conhecer esses profissionais e o papel que eles têm na produção de jogos, e também como as empresas se relacionam para criar esses programas que tanto gostamos e investimos nosso tempo desfrutando.

Até lá!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados