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arrow_back Aula 05 - Jogos Sérios

2 - Mercado dos Jogos Sérios

As oportunidades para quem deseja trabalhar com jogos sérios estão crescendo cada vez mais. O uso de jogos para treinamento e aprendizado vem se tornando mais atraente, principalmente para habilidades as quais só se aprende fazendo, ou lições que você apenas aprende se falhar. E os jogos provêem ambientes seguros para isso, como:

  • Um soldado, que precisa treinar não apenas o seu corpo e a sua mente para o combate, também precisa aprender a ler as situações e tomar decisões rápidas sobre estresse. É muito mais fácil utilizar um ambiente simulado onde ele possa treinar vários cenários, do que esperar que ele ganhe toda a experiência no campo de batalha.
  • Para um cirurgião não há livros suficientes que substituam a experiência de realizar uma cirurgia. Melhor que ele faça várias em um simulador antes de realizar procedimentos nos pacientes reais, não é mesmo?
  • Já ouviu um ditado que diz: para aprender a gerenciar uma empresa, você precisa primeiro falir umas dez? De fato, será melhor se você puder falir mil empresas em um jogo virtual sem perder nenhum tostão, em vez de falir três na vida real.
  • Uma aula de biologia em que você não apenas escuta o professor, mas passa a controlar um animal dentro de um ecossistema, e a partir daí possa aprender sobre ecologia, características do animal e a relação entre as espécies e o meio ambiente, totalmente imerso dentro dele, é muito mais divertida, não acham?

Perceberam como os exemplos são variados? Vamos conhecer os principais pontos de cada área citada! Mas antes um comentário rápido: quando abordamos o assunto sobre jogos sérios, estamos falando do desenvolvimento de jogos com um propósito específico. Isso não impede, entretanto, que um jogo comercial possa ser utilizado dentro de um contexto como um jogo sério para atender a um determinado objetivo educacional. Por exemplo, existem muitos jogos de entretenimento sobre o período de guerras mundiais que retratam os eventos de forma realista, e poderiam ser utilizados por um professor de história como forma de apresentar parte do seu conteúdo em aula.

Que tal uma aula sobre o Antigo Egito usando o jogo Age of Empires? Nada mau, não é mesmo?

Vamos em frente!

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