Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 05 - Jogos Sérios

Pontos-Chave

Esta aula foi muito interessante! Acho que para boa parte de vocês, esse potencial transformador dos jogos é uma novidade, não é mesmo? Vamos guardar alguns pontos- chaves:

  • Um dos primeiros movimentos para uso dos jogos com propósitos além da diversão foi o Edutainment, que buscava uma prática de educação aliada ao entretenimento, em diversas mídias.
  • Um domínio semiótico nada mais é do que um conjunto de símbolos e expressões com significados associados dentro de determinada área de conhecimento.
  • Os jogos têm várias características que o tornam uma boa ferramenta para o aprendizado proativo: ambiente seguro para errar, possibilidade de tentar várias vezes até conseguir acertar, recompensas rápidas pelo esforço e fácil visualização da progressão e evolução ao longo do jogo.
  • Os jogos sérios podem atuar em diversas áreas como educação, saúde, militar, corporativa, propaganda e expressão artística.
  • Jogos educacionais têm como principal desafio a maneira como introduzem e apresentam o conteúdo para o jogador, seja de forma embutida no jogo ou de forma tangencial.
  • Jogos militares auxiliam os recrutas a desenvolverem habilidades de percepção, reação rápida e tomada de decisão sobre pressão de forma mais rápida e eficaz.
  • Jogos voltados à saúde podem ter tanto um foco de treinamento de habilidades médicas como de conscientização de pacientes sobre suas doenças. Uma categoria particularmente popular são os jogos de exercício físico.
  • Jogos corporativos e de gestão podem atuar tanto na esfera pública como privada, e se aplicados para o treinamento de funcionários, têm a capacidade de melhorar o processo organizacional e de ensino da cultura institucional para os novos empregados.
  • Jogos de propaganda têm o foco na divulgação de uma marca.
  • Jogos artísticos abordam assuntos que levam à reflexão por parte dos jogadores de forma mais ativa do que outras mídias são capazes.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados