Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 05 - Jogos Sérios

2.3 - Saúde

A área de saúde é outra que se beneficia grandemente da aplicação de jogos para melhoria de seus processos. Os jogos podem ter focos distintos, sendo feitos tanto para os profissionais como para os pacientes e população em geral. Jogos feitos para os profissionais de saúde tem como foco o treinamento de habilidades e estudo de especialidades da área, como simuladores de cirurgia, simuladores de diagnóstico ou jogos que envolvam conhecimentos sobre sistemas específicos do corpo e sirvam para validar o aprendizado do estudante/profissional da área biomédica.

Já os jogos propostos aos pacientes e à população em geral apresentam um viés mais voltado para a conscientização e a educação sobre assuntos importantes, como cuidados que se deve ter com algumas doenças (por exemplo, diabetes) ou sobre a importância de se alimentar bem. Outros jogos são elaborados com o objetivo de auxiliar pacientes em sua recuperação, como é o caso de jogos aplicados na fisioterapia motora de pacientes que sofreram algum trauma físico ou derrame. Esses jogos costumam usar mecanismos de captura de movimento e tem como objetivo tornar as longas sessões de fisioterapia em uma atividade recreativa e divertida.

Jogos podem ser utilizados para auxiliar as sessões de fisioterapia, tornando um processo enfadonho em algo mais divertido!

Uma categoria de jogos que se tornou muito comum na medida em que os dispositivos de captura de movimento se tornaram mais populares foram os Exergames (exercise games), jogos focados no exercício físico. Esses jogos são compostos de desafios que implementam uma rotina de exercícios e tenta tirar os jogadores de seus hábitos sedentários, fazendo com que a atividade de se exercitar torne-se mais divertida. A popularização de dispositivos de realidade virtual, como óculos, luvas de feedback e esteiras, por exemplo, tendem a tornar as experiências em jogos cada vez mais imersivas, e até mesmo um jogo de tiro em primeira pessoa pode vir a ser um bom exercício! Pernas para que te quero!

Dispositivos como os óculos de visualização e as luvas que simulam forças de feedback para dar uma sensação de tato mostram grande capacidade de melhorar ainda mais as experiências existentes com jogos para treinamento médico. Um simulador de cirurgia poderá colocar o estudante imerso em um ambiente cirúrgico, e ele terá não apenas a visualização do paciente, mas uma simulação de como o corpo do paciente reage ao toque e à pressão exercida por ele durante o procedimento. Dessa forma, viabiliza-se uma experiência mais realista para o futuro médico de forma segura, sem colocar em risco a vida de um paciente real.

O uso de simuladores já é uma prática comum em grandes centros de estudos médicos.

Alguns exemplos de jogos nessa área:

  • Triage Trainer (http://www.trusim.com/?page=CaseStudy): um jogo que ensina o processo de triagem para os jogadores.
  • Food Detectives Fight BAC! (http://www.fooddetectives.com/):esse jogo trata da conscientização sobre cuidados alimentares e de higiene pessoal.
  • Re-Mission: um jogo de tiro feito para pacientes com câncer, em que eles têm a oportunidade de combater as células cancerígenas em um organismo, entender um pouco mais sobre a doença e encontrar algum senso de controle sobre ela.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados