Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 05 - Jogos Sérios

2.5 - Propaganda

Um segmento muito popular no mercado de desenvolvimento são os Advergames (advertisement games), ou jogos para propaganda. Esses jogos costumam ser colocados como forma de anunciar uma marca. Esses jogos são normalmente feitos por encomenda e embutidos em ambientes como páginas na internet. Ao clicar, o jogador pode rapidamente jogar uma partida, normalmente sendo exposto à marca e a informações relacionadas aos serviços e/ou produtos que estão sendo veiculados pela propaganda.

Outra forma de propaganda através dos jogos é incluindo-a não como objetivo fim, mas permeando o conteúdo inerente do mundo do jogo. Seria uma estratégia similar ao que ocorre em filmes: o mocinho da história dirige um carro de marca X, toma um refrigerante da marca Y, usa roupas da grife Z. Essa forma é mais sutil e menos invasiva para o jogador, mas pode também passar despercebida pelo jogador mais “desligado”.

Quer um advergame? Vá no posto Ipiranga!

Além da divulgação de marcas e informações, os advergames podem ser usados para sondar interesses de segmentos de mercados ou verificar se uma ideia é viável ou não a partir da aceitação da mesma pelo público-alvo. É importante perceber que se realizada uma estratégia agressiva de marketing, pode-se inclusive criar um novo segmento de mercado!

Alguns exemplos de jogos dessa categoria:

  • Cooking Mama: Mama Kills Animals: The Unauthorised PETA Edition - jogo feito pelo grupo de defensores dos animais para passar uma mensagem, de forma bastante cômica, sobre como alguns animais são tratados na hora do abatedouro.
  • The Great Piggy Bank Adventure - um advergame da Disney que estimula pais e filhos a pensar sobre planejamento econômico (provavelmente para gastar o dinheiro na Disney mesmo!).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados