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As características de funcionamento do motor universal são semelhantes às dos motores série, como por exemplo a sua velocidade aumenta até atingir valores elevados com a diminuição da carga. Já o torque é alto para valores de correntes na armadura elevadas, de modo que o motor apresenta um bom torque de partida.
A diferença fundamental, mas não única, é que o material constituinte do ferromagnético não é maciço, evitando perdas muito grandes da variação de fluxo produza com correntes parasitas. Como se trata de um motor com características construtivas semelhantes às do motor CC, pode-se presumir que teremos reações semelhantes, mas com tratamento diferenciado devido à corrente alternada.
Geralmente, o processo que faz o motor universal imprimir rotação é o mesmo do motor CC, a diferença é que os polos no estator se alternam, acompanhando o ciclo da tensão da rede. Temos então a inversão da corrente na armadura provocada pela corrente alternada, mas o polo no estator também inverte, portanto, a reação da armadura continua a mesma e o motor se mantém girando.
Para saber mais sobre os princípios de funcionamento dos motores CC, assista ao vídeo Princípio de funcionamento de Motores CC, disponível neste link: <https://www.youtube.com/watch?v=b5ux2u_2KEQ>
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