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O motor de fase dividida tem torque limitado pelo ângulo máximo de defasagem entre as correntes dos enrolamentos: auxiliar e principal. Essa limitação de torque faz com que esse motor seja utilizado apenas em exaustores, ventiladores e outras aplicações que não necessitem de grandes forças para movimentar as cargas (conjugado).
Para aplicações que necessitem de conjugados maiores, por exemplo movimentar uma bomba de recalque, esse motor não é recomendado. Então surgiu a necessidade de alterar a diminuição da defasagem angular entre a tensão e a corrente do enrolamento auxiliar de modo a aumentar o torque.
Assim, para aumentar o ângulo de defasagem entre as correntes e aproximar ainda mais a corrente do enrolamento auxiliar da tensão de linha, foi usado um capacitor instalado em série com o enrolamento auxiliar após o interruptor centrífugo, com o objetivo de resolver esse problema da defasagem entre a tensão e a corrente do enrolamento auxiliar, como pode ser visto na Figura 19. Desse modo a reatância capacitiva anula parte da reatância indutiva, reduzindo o angulo da corrente no enrolamento auxiliar.
Após a partida o enrolamento auxiliar deve ser desligado pelo interruptor centrífugo, pois esse enrolamento não suporta a tensão nominal por tempo prolongado e queimará se continuar ligado.
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