Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula
É a parcela da potência aparente que não realiza trabalho. Apenas é transferida e armazenada nos elementos passivos (capacitores e indutores) do circuito.
$ Q = \sqrt{3} \times U \times I \times \sin\phi (VAr) $, ou $ Q = Ps \times \sin\phi (VAr) $
Onde,
Q – Potência reativa (VAr)
U – Tensão (V)
I – Corrente (A)
sen ϕ – Seno do ângulo de defasagem da tensão em relação à corrente
O fator de potência, indicado por cos ϕ, onde ϕ é o ângulo de defasagem da tensão em relação à corrente, é caracterizado pela relação entre a potência real (ativa) P e a potência aparente S.
$$ \cos\phi =\frac{P}{Ps} $$Assim, uma carga resistiva tem cos ϕ = 1, para uma carga Indutiva o cos ϕ é atrasado, ou seja, a corrente é atrasada em relação à tensão, e numa carga capacitiva o cos ϕ é adiantado, desse modo, a corrente é adiantada em relação à tensão. Os termos atrasado e adiantado se referem à fase da corrente em relação à fase da tensão, como podem ser observados graficamente na Figura 02.
Para resumir os conceitos das potências elétricas e facilitar a percepção do aluno, iremos representá-las através da figura de um triângulo retângulo. Assim, na Figura 03, temos o triângulo de potência com uma carga reativa indutiva.
Onde,
S – Potência aparente (VA)
P – Potência ativa (W)
Q – Potência reativa (VAr)
φ – Ângulo formado entre P e S, cujo cosseno é denominado de fator de potência.
Tudo bem até aqui? Continuaremos nossa aula tratando de alguns conceitos básicos sobre as máquinas elétricas, ou aos atuadores elétricos. O primeiro a ser apresentado é o campo pulsante de um motor, encontrado nos motores monofásicos e apresentado na Figura 04. Vamos lá?
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados