Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 03 - Máquinas Elétricas: Motores Assíncronos

1.2 Princípio de funcionamento do motor de fase dividida - parte 1

Temos dois enrolamentos com características elétricas diferentes. O enrolamento principal ou de trabalho, o qual mantém o motor funcionando por ter mais espiras e fio de maior seção que o enrolamento auxiliar, possuindo menor resistência e maior reatância indutiva.

O enrolamento auxiliar possui maior resistência e reatância menor ou próxima à reatância do enrolamento principal. Isso provoca duas defasagens angulares de correntes diferentes em relação à tensão da rede quando os enrolamentos forem conectados em paralelo com essa rede.

Na Figura 14 é possível observar o esquema da ligação do motor com a numeração das bobinas.

Esquema elétrico das bobinas com sua numeração.

Para entendermos melhor o princípio de funcionamento do motor de fase dividida, será mostrado um esquema com a representação elétrica dos enrolamentos, visto na Figura 15, para facilitar uma análise do funcionamento do motor.

Esquema elétrico das bobinas

Assim, iremos quantificar as resistências e impedâncias do motor de fase dividida, lembrando que as resistências foram medidas com ohmímetro e os valores das impedâncias “Z” encontrados a partir de ensaios realizados em laboratório com corrente alternada.

O valor medido da resistência do enrolamento auxiliar foi de Raux = 6,5 Ω, a resistência do enrolamento principal - Rprin = 2,9 Ω, para a impedância do enrolamento auxiliar foi de ZLaux = 10 Ω, e do enrolamento principal - ZLprin = 8 Ω.

Para encontrar o valor da defasagem angular precisamos entender que em circuitos alternados a impedância é representada por uma parte real, sua resistência (R) e uma imaginária, a reatância (XL), que pode ser indutiva (XL) ou capacitiva (XC). Porém, por se tratar de um motor com bobinas, essa reatância é indutiva e pode ser calculada a partir da equação:

$$ z=\sqrt{R^2+XL^2} $$

Onde,

Z – Impedância (Ω)

R – Resistência (Ω)

XL – Reatância (Ω)

Essa impedância pode ser representada de duas formas, sendo uma na forma retângula expressa, sendo: Z = R +jXL. E a segunda representação na forma polar, na qual temos que representar a impedância com o módulo de |Z| e seu ângulo. Por exemplo: para o enrolamento auxiliar tem-se o valor de ZLaux = 10 Ω e a resistência Raux = 6,5 Ω. Logo, o valor da reatância indutiva é calculado a partir da equação:

$$ Xl = \sqrt{Z^2 - R^2} $$

Então teremos: “XL” será de 7,59 Ω.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados