Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 03 - Máquinas Elétricas: Motores Assíncronos

Princípio de funcionamento do motor de fase dividida - parte 3

Aplicando os valores encontrados das duas correntes para a mesma tensão em um gráfico, teremos a diferença entre seus ângulos, demonstrada na Figura 17. Note que temos duas correntes ocorrendo em momentos e fases diferentes. O ângulo entre elas é menor que 90°, mas suficiente para produzir polos magnéticos em momentos diferentes no estator, dando início ao campo girante. Agora resta saber como funciona a ação do campo girante.

Representação dos ângulos de defasamento das correntes elétricas dos enrolamentos

Analisando os ângulos das correntes e aplicando alguma teoria, é possível notar o modo como o campo girante trabalha e faz o rotor girar. Se a corrente no enrolamento auxiliar aparece primeiro é correto presumir que um polo magnético será criado nesse enrolamento e alguns graus depois inicia a criação do polo no enrolamento principal.

Fisicamente o enrolamento auxiliar está posicionado em um motor de quatro polos, a 45º do enrolamento principal (180º / nº de polos). Sabe-se agora que a divisão de fase permite que criemos um polo no enrolamento auxiliar e em seguida, alguns graus depois, um polo no enrolamento principal.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados