Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 03 - Máquinas Elétricas: Motores Assíncronos

6. Classificação dos motores monofásicos - parte 1

Iniciaresmos nossos estudos sobre motores monofásicos com a definição de que:

É reconhecido como monofásico qualquer motor que não seja ligado a uma alimentação trifásica. Assim, chamamos de motor monofásico aquele cujo funcionamento se baseia em apenas uma fase.

O primeiro motor monofásico a ser apresentado é o motor universal. Este apresenta algumas características importantes como: pode ser alimentado com tensão contínua ou alternada e pode ser encontrado numa infinidade de eletrodomésticos (batedeiras, liquidificadores, furadeiras, etc.).

6.1 Motor com Rotor Bobinado

O primeiro motor com rotor bobinado a ser apresentado é o motor universal. Ele foi concebido para ser utilizado em aplicações portáteis, podendo funcionar em quaisquer frequências, a partir de fontes de energia diferentes, como uma fonte de tensão contínua ou uma alternada.

Esses motores com rotor bobinado são os mesmos do tipo série de corrente contínua. Eles podem ser alimentados tanto por tensão contínua, como por tensão alternada e apresentam a mesma estrutura física dos motores série CC, ou seja, armadura, comutador, escovas e um enrolamento de campo fixo no estator.

O motor universal é projetado para frequências comerciais variando de 0 até 60 Hz e para tensões de 1,5 a 250 V. A Figura 08 apresenta sua estrutura física na qual podemos observar o comutador com as escovas, o rotor (armadura) e as duas bobinas, sendo uma chamada de enrolamento principal ou série e a outra de compensação.

Esquema do motor universal

Esse motor é fabricado com potência que varia de frações de HP até 3/4 HP, sendo que na sua operação a vazio ele pode apresentar uma velocidade elevada, necessitando de um sistema de engrenagens apropriado para que esta aceleração não ocorra.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados