Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula
Como em toda partida de motor, os enrolamentos consomem uma corrente instantânea superior à sua corrente nominal. Portanto, se o motor não parte por um defeito no centrífugo, há aquecimento e o motor pode sofrer danos.
O capacitor instalado em série com o enrolamento auxiliar é denominado capacitor de partida. Este eleva o torque na partida e é retirado do circuito juntamente com o enrolamento auxiliar quando o interruptor centrífugo abre. O capacitor pode ser dimensionado pela seguinte equação:
$$ C= \frac{In_{aux} \times 100000000}{2 \times \pi \times f \times U} $$Onde,
C – Capacitância (µF)
Inaux – Corrente no enrolamento auxiliar (In X 2)(A)
f – Frequência da rede elétrica (Hz)
U – Tensão de linha (V)
Encontrado popularmente em ventiladores de condicionadores de ar e em ventiladores de teto, motores monofásicos com capacitor permanente apresentam grande vantagem sobre os motores de fase dividida com ou sem capacitor de partida: menor vibração e excelente fator de potência (Cos θ).
O motor de capacitor permanente possui dois enrolamentos com características semelhantes, os quais permanecem conectados à rede todo o tempo em que o motor estiver ligado.
Podemos nomeá-los como enrolamento principal e enrolamento principal 2. No segundo enrolamento é instalado um capacitor em série, como pode ser visto na Figura 20.
Nessa configuração de montagem existem dois campos trabalhando no motor com defasagem próxima a 90° devido ao capacitor. Como o capacitor não é desconectado do motor em nenhum momento, podemos considerar que o motor trabalha com duas fases para determinada corrente de carga, pois as reatâncias indutiva e capacitiva dependem da corrente.
Em outras palavras, pode-se projetar o motor para trabalhar com duas fases internas a determinada carga, reduzindo a vibração e aumentando o fator de potência.
Nesse motor temos dois enrolamentos praticamente iguais no estator. Sendo iguais, eles apresentam os mesmos valores de impedância e defasagem, sendo esta praticamente 0°. Nesse ponto, entra o capacitor em série com um dos enrolamentos, produzindo o deslocamento de fase necessário para a partida e o funcionamento do motor, como demonstra a Figura 20.
É um motor que utiliza as vantagens do motor com capacitor de partida, ou seja, aumenta o torque do motor com capacitor permanente, melhorando as vibrações. Seu esquema elétrico pode ser visto na Figura 21.
No início da operação o capacitor de partida influencia no aumento do torque. Ao entrar em operação a chave centrífuga irá desligar esse capacitor de partida, deixando apenas o segundo capacitor ligado em série com o segundo enrolamento. Assim, serão aproveitadas as vantagens do motor de capacitor permanente, citado anteriormente. Contudo, devido ao seu alto custo comercial quando comparado a outros tipos de motores monofásicos, normalmente são fabricados apenas para potências superiores a 1 CV.
Com essa interessante descrição sobre o motor monofásico com dois capacitores encerramos a nossa terceira aula. Caso tenham percebido algum problema no decorrer da aula, fiquem à vontade para usar o fórum e expor suas dúvidas! Estaremos sempre de olho com o objetivo de discutir cada ponto levantado para melhorar o entendimento de vocês e, consequentemente, o material!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados