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arrow_back Aula 03 - Máquinas Elétricas: Motores Assíncronos

Motor com capacitor de partida - parte 2

Como em toda partida de motor, os enrolamentos consomem uma corrente instantânea superior à sua corrente nominal. Portanto, se o motor não parte por um defeito no centrífugo, há aquecimento e o motor pode sofrer danos.

O capacitor instalado em série com o enrolamento auxiliar é denominado capacitor de partida. Este eleva o torque na partida e é retirado do circuito juntamente com o enrolamento auxiliar quando o interruptor centrífugo abre. O capacitor pode ser dimensionado pela seguinte equação:

$$ C= \frac{In_{aux} \times 100000000}{2 \times \pi \times f \times U} $$

Onde,

C – Capacitância (µF)

Inaux – Corrente no enrolamento auxiliar (In X 2)(A)

f – Frequência da rede elétrica (Hz)

U – Tensão de linha (V)

14. Motor com Capacitor Permanente

Encontrado popularmente em ventiladores de condicionadores de ar e em ventiladores de teto, motores monofásicos com capacitor permanente apresentam grande vantagem sobre os motores de fase dividida com ou sem capacitor de partida: menor vibração e excelente fator de potência (Cos θ).

O motor de capacitor permanente possui dois enrolamentos com características semelhantes, os quais permanecem conectados à rede todo o tempo em que o motor estiver ligado.

Podemos nomeá-los como enrolamento principal e enrolamento principal 2. No segundo enrolamento é instalado um capacitor em série, como pode ser visto na Figura 20.

Representação elétrica dos enrolamentos do motor com capacitor permanente

Nessa configuração de montagem existem dois campos trabalhando no motor com defasagem próxima a 90° devido ao capacitor. Como o capacitor não é desconectado do motor em nenhum momento, podemos considerar que o motor trabalha com duas fases para determinada corrente de carga, pois as reatâncias indutiva e capacitiva dependem da corrente.

Em outras palavras, pode-se projetar o motor para trabalhar com duas fases internas a determinada carga, reduzindo a vibração e aumentando o fator de potência.

Nesse motor temos dois enrolamentos praticamente iguais no estator. Sendo iguais, eles apresentam os mesmos valores de impedância e defasagem, sendo esta praticamente 0°. Nesse ponto, entra o capacitor em série com um dos enrolamentos, produzindo o deslocamento de fase necessário para a partida e o funcionamento do motor, como demonstra a Figura 20.

15. Motor com Dois Capacitores

É um motor que utiliza as vantagens do motor com capacitor de partida, ou seja, aumenta o torque do motor com capacitor permanente, melhorando as vibrações. Seu esquema elétrico pode ser visto na Figura 21.

Esquema elétrico do motor com dois capacitores

No início da operação o capacitor de partida influencia no aumento do torque. Ao entrar em operação a chave centrífuga irá desligar esse capacitor de partida, deixando apenas o segundo capacitor ligado em série com o segundo enrolamento. Assim, serão aproveitadas as vantagens do motor de capacitor permanente, citado anteriormente. Contudo, devido ao seu alto custo comercial quando comparado a outros tipos de motores monofásicos, normalmente são fabricados apenas para potências superiores a 1 CV.

Com essa interessante descrição sobre o motor monofásico com dois capacitores encerramos a nossa terceira aula. Caso tenham percebido algum problema no decorrer da aula, fiquem à vontade para usar o fórum e expor suas dúvidas! Estaremos sempre de olho com o objetivo de discutir cada ponto levantado para melhorar o entendimento de vocês e, consequentemente, o material!

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