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Uma Directional Light é um tipo de fonte de luz que emite raios em uma determinada direção, entretanto não tem nenhuma informação sobre a origem, limite máximo da região de atuação nem o ângulo de atuação desses raios. Isso significa que uma Directional Light emite raios paralelos originados de um ponto imaginário no infinito. Veja na Figura 6 uma representação dos raios de luz de uma Directional Light.
Imagine que uma Directional Light seja similar aos raios do Sol.
Sim, é verdade que o Sol está muito longe da Terra, mas não está no infinito, claro. Entretanto, para efeitos práticos, consideramos que os raios do Sol atinjam a Terra de forma paralela, já que as diferenças de seus ângulos em relação ao tamanho da terra são muito pequenas. Desse modo, uma Directional Light é uma excelente forma de representar o Sol ou a Lua, inclusive. Veja na Figura 7 um exemplo de uma cena afetada por uma Directional Light.
Um GameObject Directional Light já vem criado em uma nova cena no Unity para você, e ele é utilizado pelo sistema de Céu procedural, ou seja, a primeira Directional Light presentada na sua cena é utilizada para determinar a cor do céu e também a posição do Sol na cena.
Se você posicionar visão da Scene View a apontar para cima poderá ver o Sol gerado pelo sistema de Céu procedural (Procedural sky system). Caso mude a rotação da Directional Light da sua cena, estará alterando a sua direção de atuação, então o Sol da cena também vai mudar de posição de forma adequada. Mais adiante aprenderemos a modificar o Sky system para criar ambientes únicos no seu jogo.
Veja na Figura 8 a mudança da posição do Sol quando se altera a rotação da Directional Light no eixo X. Repare que se o Sol ficar abaixo do horizonte a cena fica com um aspecto noturno. Legal, não é mesmo?
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