Adicionando uma Spot Light

Agora criaremos uma Spot Light na cena. Para isso, vá no menu GameObject -> Light -> Spot Light. Um novo GameObject foi adicionado no Hierarchy com o nome “Spot Light”. Observe também o seu gizmo no Scene view. Posicione a nova luz próximo à Point Light criada anteriormente. Diferentemente da Point Light, a Spot Light tem um cone de atuação, então, além de mover a luz, poderá rotacioná-la nos 3 eixos para fazer com que esse cone aponte para onde você deseja iluminar, como em uma lanterna.

Na Figura 22 temos a Spot Light posicionada próximo à Point Light criada anteriormente e com o seu cone apontando para um objeto na cena. Observa a diferença de atuação dessas duas luzes no mesmo objeto.

Figura 22 - Point Light posicionada próximo ao cubo da cena.
Point Light posicionada próximo ao cubo da cena.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 27 de março de 2017.

Repare que a Point Light emite raios para todos as direções, como vimos anteriormente, enquanto a Spot Light somente emite raios para a direção do cone.

As propriedades da Point Light no Inspector podem ser vistas na Figura 23.

Figura 23 - Propriedades da Spot Light.
Propriedades da Spot Light.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 27 de março de 2017.

As propriedades mais relevantes são:

  • Range: O alcance da luz.
  • Spot Angle: O ângulo de abertura do cone de luz.
  • Color: A cor de emissão da luz.
  • Intensity: Intensidade dos raios de luz.
  • Shadow Type: Tipo de sombra gerada.

Agora, veremos um vídeo que mostra os diversos tipos de luzes no Unity e como eles afetam os objetos presentes em uma cena.

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Vídeo 01 - Criando Luzes

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