Adicionando Luzes em uma Cena

Se você está seguindo a aula passo a passo, já deve ter criado um projeto novo para as atividades, então vamos continuar com esse projeto, entretanto configure novamente a Main Camera para exibir o Skybox no lugar da cor sólida laranja, pois isso facilitará a visualização das nossas próximas mudanças. Clique na Main Camera e modifique a propriedade Clear Flags para o valor Skybox.

Na nossa cena já existe uma luz criada do tipo Directional Light. Localize-a no Hierarchy e clique para mostrar as suas propriedades no Inspector, veja na Figura 19.

Propriedades da Directional Light.

Observe que esse objeto é somente um GameObject comum com um componente do tipo “Light” conforme a figura associada. No Unity, uma luz é basicamente isso, um GameObject com um componente.

São várias as propriedades das luzes, vamos explorar algumas delas:

  • Type: Tipo da luz, pode ser Directional, Point, Spot ou Area. Já vimos o que cada um deles significa. Quando você muda o tipo da luz as outras propriedades disponíveis também mudam, já que cada tipo apresenta uma propriedade diferente.
  • Baking: Podem ter os valores Realtime, Backed e Mixed:
    • Realtime: Efeitos da luz na cena são calculados em tempo real. É o que usaremos.
    • Baked: Efeitos calculados e salvos no Lightmap, como explicado.
    • Mixed: Igual ao Baked, mas também estará presente em tempo real para iluminar diretamente objetos que não são estáticos e, portanto, não participam do processo de Baking do Lightmap.

As demais propriedades de uma luz dependem do tipo escolhido. Vamos ver algumas propriedades importantes da Directional Light:

  • Color: Cor da luz emitida.
  • Intensity: Intensidade da luz.
  • Bounce Intensity: Intensidade da luz indireta (os raios de luz que batem em um objeto e refletem em outro).
  • Shadow Type: Tipo da sombra que essa luz gera. Pode ser Soft Shadow (sombras suaves), Hard Shadow (sombras mais definidas) e No Shadows (sem sombras).

Mantenha a luz padrão da cena como do tipo Directional.

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