Iluminação Global

A câmera principal do jogo (nesse caso o GameObject Main Camera) é a responsável por criar a imagem apresentada na tela do jogo, utilizando para isso todos os objetos da cena e também desenhando o fundo da cena do jogo, que atualmente é o nosso céu (Skybox).

Como estamos tentando substituir o céu do fundo do jogo por uma cor sólida, então é preciso configurar a câmera para que ela não mostre o Skybox e sim uma cor sólida.

Observe na Figura 15 que existem duas propriedades importantes chamadas de Clear Flags e Background. O Clear Flags, pela configuração padrão, vem configurada como Skybox, informando que a câmera vai obter suas informações do Skybox, e Background é a cor de fundo padrão da câmera.

Modifique Clear Flags para o valor “Solid Color” e Background para a cor que você desejar, por exemplo laranja. Essa mudança está ilustrada na Figura 17.

Mudança das propriedades de fundo da câmera principal.

Posicione sua Main Camera onde desejar, execute o jogo e verá que temos o resultado esperado, conforme a Figura 18.

Exemplo de jogo com cor de fundo sólida laranja e iluminação padrão das luzes amarelada.

É importante saber que a mudança da Main Camera só afetará a visão dessa câmera, ou seja, quando você executar o jogo. Enquanto está no editor você verá um Skybox padrão, mas isso não é um problema.

Bem diferente, não é mesmo? Faça você mesmo as suas modificações nas configurações de iluminação global do Unity para explorar mais opções.

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