Capsule Collider

O Capsule Collider é um colisor primitivo do Unity. Esse colisor tem um formato de uma cápsula, ou seja, algo como um cilindro com as pontas no formato de uma semiesfera, como é visto na Figura 11.

Figura 11 - Representação de um Capsule Collider.
Representação de um Capsule Collider.
Fonte: Elaborada pelo autor (2017)

Depois de adicionado, o Capsule Collider aparecerá como um componente do objeto. Veja a Figura 12.

Figura 12 - Capsule Collider no Inspector de um objeto.
Capsule Collider no Inspector de um objeto.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 2 de maio de 2017.

Os atributos de um Capsule Collider são:

  • Is Trigger: assim como nos outros Colliders, se habilitado, o colisor é utilizado para “eventos de gatilho”.
  • Material: o Physics Material que será utilizado.
  • Center: a posição relativa (X,Y,Z) do centro do Capsule Collider em relação ao modelo.
  • Radius: o tamanho do raio da cápsula.
  • Direction: em qual eixo (X, Y ou Z) o Capsule Collider está orientado. É necessária essa informação, pois ele não é um colisor simétrico.

Na Figura 13, temos um Capsule Collider adicionado no modelo 3D da Caneca, porém com a orientação modificada para o eixo Z (Z-Axis).

Figura 13 - Capsule Collider no modelo 3D da Caneca e orientação no Eixo Z.
Capsule Collider no modelo 3D da Caneca e orientação no Eixo Z.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 2 de maio de 2017.

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