Colliders e Rigidbody

Recapitulando o que já foi visto, o componente Rigidbody adiciona comportamento físico a um objeto, fazendo-o ter reação a coisas, por exemplo à gravidade. Um objeto pode ter somente um Rigidbody (sem collider), nesse caso ele somente cairá devido à sua massa e à gravidade, passando através de qualquer outro objeto da cena.

Para um objeto ter mudança de movimento causada por colisões, é necessário ele possuir tanto um Rigidbody como um Collider. Se você deseja que somente o objeto seja um obstáculo, mas não se movimente ao receber uma colisão, basta adicionar um Collider nesse objeto.

Com a cena que estamos utilizando, e já com nossa Caneca adicionada, inicialmente removemos qualquer tipo de Collider existente na Caneca, clicando sobre o nome do Collider no Inspector e escolhendo a opção “Remove Component”.

Crie, agora, um Cube e posicione-o abaixo da Caneca, modificando sua escala para X=8, Y=0.2, Z=8 , como se fosse uma mesa. Você deverá ter algo como o que está representado na Figura 19.

Cena com uma caneca e uma mesa (um simples Cube).

Posicione a Caneca um pouco acima da mesa e também aproveite para modificar a posição da sua Main Camera para que ela tenha uma visão geral de todos os elementos da cena. Você deve obter um resultado como o exemplo da Figura 20.

Cena com câmera ajustada.

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