Colliders e Rigidbody

Se você executar agora a cena, clicando em Play, verá que a Caneca permanece flutuando na cena, conforme mostra a Figura 21. Isso acontece porque os objetos não têm Rigidbody.

Cena com objetos sem Rigidbody.

Pare a execução da cena, clique na Caneca e adicione-lhe um Rigidbody, como vimos anteriormente. Em seguida, clique na mesa e somente se certifique que ela já tem um Box Collider adicionado, uma vez que o Cube utilizado como base para essa nossa mesa já é criado com um Box Collider por padrão.

Execute a cena agora e veja que a Caneca cairá (por ter um Rigidbody) e a mesa se manterá no mesmo local. Entretanto, algo estranho ocorrerá, pois a Caneca não parará na mesa, passando através dela, como representado na Figura 22.

Caneca passando pela mesa.

Mesmo com um Collider na mesa, a Caneca também precisa de um collider para que aconteça uma colisão e o Rigidbody adicionado nela realize a reação física, fazendo-a parar sobre a mesa.

Clique na Caneca e adicione um Box Collider. Agora, execute novamente a cena e veja que a Caneca cai até parar sobre a mesa, como visto na Figura 23.

Caneca com Rigidbody e Box Collider, caindo e parando sobre a mesa.

Percebam que o Rigidbody adiciona a um objeto massa e reação à gravidade, enquanto o Collider informa que o objeto pode receber colisões com outros.

Assista a um vídeo que mostra como acrescentamos colisores em modelos 3D adicionados no Unity e, também, quais são os tipos de colisores disponíveis.

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