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arrow_back Aula 01 - Introdução ao Unity 3D

Assets e objetos primitivos

Importação de Assets

O Unity permite que você adicione diversos tipos de objetos em seu jogo, sejam eles imagens, sons, modelos 3D, etc. Esses objetos podem ser adicionados no seu projeto e na sua cena. Quando falamos que um objeto é adicionado no seu projeto, por exemplo um modelo 3D de um navio, isso não significa que ele automaticamente estará em uma de suas cenas e sim que esse modelo foi copiado para a pasta do seu projeto, ficará disponível para uso na janela Project e pode então ser adicionado em qualquer cena se você arrastá-lo da Project para a Scene View ou para o Hierarchy.

Você já deve ter visto como adicionar novos objetos no seu projeto na disciplina de Motores de Jogos I. Para projetos 3D não existe nenhuma diferença, basta arrastar o arquivo do objeto para a janela Project e, se o Unity suportar o tipo do arquivo, ele será importado e ficará disponível, então passará a ser um recurso chamado de Asset.

Importação de arquivos para o projeto. Captura de tela do Unity – Game Engine.

Criação de objetos na cena

Antes de trabalhar com Assets criados utilizando outros programas, vamos explorar o conjunto de objetos primitivos disponibilizados pelo Unity. Esses objetos primitivos 3D são uma boa forma de você criar o protótipo de um game sem perder muito tempo modelando seus personagens, paredes, pedras, piso, etc.

É uma boa prática sempre criar um protótipo da ideia do game que você está pensando, para depois investir o seu tempo adicionando os assets finais ao projeto. Essa forma de trabalhar lhe permite ter uma versão funcional do seu jogo em pouco tempo, de modo que possa testar várias ideias antes de trabalhar no acabamento do jogo.

Os objetos primitivos que o Unity disponibiliza em 3D são:

  • Cube (Um simples cubo)
  • Sphere (Uma esfera)
  • Capsule (Uma cápsula, similar ao cilindro com as extremidades esféricas)
  • Cylinder (Um cilindro com extremidades achatadas)
  • Plane (Um plano de tamanho 10x10 unidades)
  • Quad (Um plano de tamanho 1x1 unidades). Quads são preferidos aos Planes quando se deseja somente utilizá-lo como se fosse um local para renderizar uma imagem ou um vídeo, já que o mesmo é composto por apenas 2 triângulos e consome menos recursos da máquina. Em todos os outros casos onde você deseja ter uma plane na sua cena utilize a primitiva Plane.

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