Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos II / Aula
Se você fez as mudanças sugeridas na atividade, deve ter ficado com um Cube que não é mais um cubo perfeito, e sim um objeto, representado abaixo na Figura 28.
Você deve ter notado que é muito difícil mover/rotacionar/escalar GameObjects com o Mouse para que eles fiquem com valores exatos. Esse é o lado negativo de se usar o mouse para essas mudanças. Para contornar isso, use um recurso chamado Snap. O Snap faz com que as mudanças no Transform de um GameObject seja realizada em “passos” de acordo com a configuração do Unity. Para ativar o Snap basta pressionar e segurar a tecla CTRL enquanto realiza a operação. Use a opção Reset do Transform para voltar o Cube às suas características originais (Clique na engrenagem próximo ao componente Transform e depois em Reset) e tente novamente realizar as mudanças descritas anteriormente com o Snap ativado. Às vezes o Snap não é perfeito, principalmente para rotação. Esse é um pequeno problema em algumas versões do Unity, mas mesmo assim você pode continuar a usar essa ferramenta para agilizar o seu trabalho.
O Snap pode ser configurado no menu “Edit > Snap Settings…” e na janela exibida você pode configurar o tamanho do passo de movimentação em cada eixo, da escala e da rotação, de acordo com o que desejar, como mostra a Figura 29.
Você deve estar se perguntando: -E isso funciona somente para cubos? A resposta é: -Não! As alterações no Transform de um GameObject, tanto no Inspector quanto com as ferramentas que vimos, serve para qualquer tipo de objeto 3D, seja com as primitivas Cube, Cylinder, Plane, entre outras, ou modelos 3D importados no Unity.
Que tal “testar” as novas possibilidades e compartilhar suas descobertas com os colegas nos fóruns? É uma oportunidade de também conhecer essas outras ferramentas e ficar cada vez mais hábil no desenvolvimento de jogos com o Unity! ;) Estamos chegando ao fim da nossa primeira aula! Cansados? Que nada, estamos apenas começando! Nas próximas aulas teremos muito mais elementos para conhecer, até lá!
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