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arrow_back Aula 01 - Introdução ao Unity 3D

Assets e objetos primitivos - pt.4

Criando GameObjects na cena

Com nossa cena principal salva, vamos inicialmente criar um simples cubo no centro da cena. Para isso utilizaremos o objeto Cube.

Para criar um Cube, inicialmente selecione a cena principal na janela Hierarchy e depois vá no menu “GameObject > 3D Object > Cube”. Veja na Figura 18:

Criação de um Cube dentro da cena Principal. Captura de tela do Unity – Game Engine.

Observe que é importante selecionar a cena “Principal” na janela Hierarchy, pois assim o Cube será criado imediatamente na raiz da cena. Se você tiver com, por exemplo, a câmera selecionada antes de adicionar o Cube, esse GameObject será adicionado como “filho” da câmera, mas não queremos isso agora. Se, por acidente, adicionou um GameObject como filho de um outro qualquer e deseja mudar isso, basta arrastar esse GameObject para cima do nome da cena (Principal). Veremos mais sobre hierarquia de objetos nas próximas aulas.

A Figura 19 mostra o Cube adicionado no Hierarchy e exibido no Scene View. Como ele está selecionado no Hierarchy, então pode ver seus detalhes no Inspector.

<span class='italico'>Cube</span> adicionado na cena. Captura de tela do Unity – Game Engine.

Veja que no Inspector o Cube não está realmente centralizado na nossa cena. Para isso a sua propriedade Position da seção Transform deverá ter os valores 0, 0, 0 (eixos X, Y e Z, respectivamente). Para centralizar nosso Cube você pode digitar os valores 0, 0, 0 nos campos indicados ou pode também clicar no ícone representado por uma pequena engrenagem no canto superior direito da seção Transform, e no menu que aparecer escolher a opção “Reset Position”, como visto na Figura 20. Após essa ação a posição do Cube deverá ficar com o valor 0, 0, 0. O mesmo pode ser feito para Rotação e Escala. Se você escolher a opção com somente o nome “Reset”, todas as três serão modificadas deixando rotação e posição com 0, 0, 0 e escala com 1, 1, 1 (o valor padrão).

Resetar posição de um GameObject. Captura de tela do Unity – Game Engine.

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