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arrow_back Aula 01 - Introdução ao Unity 3D

Conhecendo a Interface do Unity

Voltando ao nosso projeto, faremos agora uma rápida revisão sobre a interface do Unity, já que na disciplina de Motores de Jogos I você já teve contato com esse assunto.

A janela principal do Unity é composta por diversos grupos de outras janelas com abas (tabs) que podem ser organizadas como você preferir. A organização padrão (Layout Default) exibe as seguintes janelas:

A janela Hierarchy lista os nomes dos objetos da cena atual de forma hierárquica. Recentemente o Unity passou a suportar o conceito de edição de múltiplas cenas, o que facilita a passagem de objetos entre cenas sem precisar fechar uma cena e abrir outra. Portanto, conforme pode ser observado na Figura 7, a Hierarchy exibe inicialmente a cena atual “Untitled” e logo abaixo dois objetos nessa cena, a câmera principal (Main Camera) e uma luz direcional (Directional Light), já que são dois os objetos padrão em toda nova cena no modo 3D.

Hierarchy. Captura de tela do Unity – Game Engine.

A janela Project mostra os Assets que estão no seu projeto em uma hierarquia de pastas, semelhante ao navegador de arquivos tradicional. No lado esquerdo existe uma lista com os Favoritos e outra chamada Assets. Você pode (e deve!) organizar os seus Assets em pastas de acordo com uma estrutura que facilite sua localização futura e todas essas pastas devem ser criadas abaixo da pasta “Assets” que vem por padrão no seu projeto. Ao clicar em uma pasta o seu conteúdo é exibido do lado esquerdo da janela Project. No nosso projeto não temos ainda nenhum asset e, portanto, ela se encontra vazia, observe a Figura 8:

Janela <span class='italico'>Project</span>. Captura de tela do Unity – Game Engine.

Para adicionar Assets como figuras e arquivos de áudio no projeto, você pode arrastá-los do gerenciador de arquivos diretamente para a janela Project, ou utilizar a opção no menu Assets > Import New Asset. Veremos mais sobre importação de Assets nas próximas aulas.

Janela <span class='italico'>Scene</span>. Captura de tela do Unity – Game Engine.

A janela Scene exibe visualmente sua cena e permite que você manipule os objetos e navegue na cena em duas ou três dimensões. Também chamado de Scene View, ela também mostra ícones dos objetos que não aparecem no jogo como um componente com uma malha 3D. Esses ícones são chamados de Gizmos e podem ser vistos na Scene View representando cada elemento a que ele é relacionado. Na Figura 9 é possível ver a cena aberta com um grid 3D em cinza escuro, no canto superior direito um indicador com os três eixos dimensionais (X, Y, e Z) e qual tipo de perspectiva estamos visualizando (veremos mais sobre perspectivas nas próximas aulas), chamado de Scene Gizmo, e também 2 Gizmos, em que o primeiro representa a posição da câmera e o segundo a posição de uma luz (parecido com um sol).

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