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Olá! Na disciplina de Motores de Jogos I você aprendeu a utilizar o motor de jogos Unity3D para criação de jogos em duas dimensões (2D), além de como criar comportamentos personalizados para os elementos do jogo utilizando a linguagem de programação C# (C Sharp).
Em continuidade à disciplina anterior, em Motores de Jogos II exploraremos o mundo dos jogos em 3 dimensões, também utilizando o motor de jogos Unity.
O editor do Unity permite a manipulação dos objetos do jogo em cenas, porém, conforme visto anteriormente, para que se possa adicionar comportamentos mais complexos nesses objetos é necessário que o desenvolvedor adicione esses comportamentos através de código utilizando componentes chamados de Scripts. Os scripts no Unity podem ser criados por meio das linguagens de programação C# e Javascript. Nesta disciplina utilizaremos a linguagem de programação C# para os nossos projetos.
Entretanto, existem algumas diferenças entre a criação de jogos 2D, visto na disciplina anterior, e a criação de jogos em 3D que será abordada.
Essas diferenças, apesar de muitas, serão vistas parte por parte e em pouco tempo você já estará criando jogos em 3 dimensões! Veja nas figuras abaixo um pouco dessa distinção entre elementos criados em 2D e 3D. ;)
Nessa disciplina os exemplos estão desenvolvidos utilizando a versão 5.X da engine, que recebeu atualizações até dezembro de 2017. Recentemente o Unity recebeu um novo modo de numeração de suas versões, baseado no ano de lançamento e na sua revisão, por exemplo 2017.2.2 ou 2017.3.1, etc. Não se preocupe pois todo o conteúdo da disciplina é totalmente compatível. A versão mais recente estável no momento da última revisão deste material (01/04/2018) é a 2017.4.0. Quando for instalar o Unity em sua máquina pessoal sempre utilize a versão mais recente estável da ferramenta e evite utilizar versões beta e de teste para a criação de jogos em um ambiente de produção.
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